Buscando Empréstimo...
0%

Conheça as mudanças nas regras do empréstimo consignado do INSS

Confira aqui quais são as novas regras para o empréstimo consignado do INSS para 2022!
22/01/2022

O empréstimo consignado do INSS é uma das modalidades de crédito mais solicitadas no mercado brasileiro, principalmente pela facilidade na aprovação (não é feita consulta aos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa) e pelas taxas de juros, que podem ser até 4 vezes mais baratas que outros tipos de empréstimos, como o pessoal.

Contudo, o Governo Federal anunciou que para 2022 novas regras para quem solicita crédito consignado serão implementadas, visto que muitas mudanças foram feitas em 2020 por conta da pandemia.

Então, para ficar por dentro do que vai mudar no consignado do INSS, continue conosco que vamos te explicar tudo sobre o assunto! Aproveite!

O que muda no empréstimo consignado do INSS em 2022?

Para os aposentados e pensionistas do INSS que solicitam o famoso crédito consignado, alguns ajustes estão sendo feitos e é importante conhecer o que vai mudar, principalmente com relação ao prazo de pagamento e a quantia de dinheiro que pode ser solicitada.

De modo geral, o Governo Federal anunciou que irá voltar aos parâmetros que se tinha antes da pandemia em 2020, ou seja, terá alterações na margem consignável, nos juros praticados e no prazo de parcelamento, confira!

Novo limite do empréstimo consignado do INSS

Desde 1° de janeiro de 2022, o limite do crédito consignado para os beneficiários do INSS mudou.
No ano de 2020, o governo havia aumentado a margem consignável para 40%, mas agora volta a ser de 35%.

O que isso significa? Bom, quer dizer que o aposentado ou pensionista que for solicitar um empréstimo consignado, só poderá comprometer até 35% do valor do seu benefício para o pagamento do crédito.

Cabe destacar que os 35% da margem do consignado é dividida em 30% para o pagamento das parcelas do empréstimo e 5% para o pagamento da fatura do cartão de crédito consignado.

Vamos à um exemplo prático: Se você é aposentado com um salário mínimo (R$1.212,00), o valor máximo da parcela do seu empréstimo só pode ser até R$363,60.

Novas taxas de juros do empréstimo consignado

Enquanto a margem do consignável diminuiu, os juros desse tipo de empréstimo tiveram um leve aumento, o que pode ser explicado pela alta da Selic.

  • Juros máximo que pode ser cobrado no empréstimo consignado: passou de 1,80% para 2,14% a.m.
  • Juros máximo que pode ser cobrado no cartão consignado: passou de 2,70% para 3,06% a.m.

Novo prazo de parcelamento do empréstimo consignado

O Governo Federal no início da pandemia havia estendido o prazo para o pagamento das parcelas dos empréstimos consignados no Brasil, visando diminuir o impacto no orçamento das famílias.

Contudo, a partir de 2022 o tempo de parcelamento vai voltar ao que era antes, ou seja, o beneficiário só poderá parcelar seu empréstimo consignado do INSS em até 72 meses.

Novo prazo de carência para o empréstimo consignado

Outra mudança significativa que vai gerar bom impacto no bolso dos aposentados e pensionistas do INSS, mas que pode ser uma ótima medida para diminuir o grau de endividamento, foi que o governo diminuiu o prazo de carência dos consignados.

A partir deste ano, após a contratação de um empréstimo consignado, o cliente só poderá pedir um novo empréstimo depois de 90 dias.

Conclusão

Então, essas são as principais mudanças estipuladas para o empréstimo consignado do INSS, que já estão em vigor.

Embora o consumidor veja essas medidas como negativas, por exemplo, tendo menor margem de crédito, menos prazo para parcelar e um maior tempo de carência, saiba que pelos mandamentos da educação financeira é ótimo.

Uma vez que o cliente tem menos crédito para solicitar, diminui o valor da sua dívida. O mesmo acontece com o parcelamento, pois quanto maior o número de parcelas, maiores as taxas de juros cobradas.

Por isso, agora que você já sabe o que mudou no empréstimo consignado do INSS em 2022, fique atento às condições oferecidas pelos bancos e financeiras!

DESCUBRA O MELHOR EMPRÉSTIMO CONSIGNADO PARA VOCÊ

Posts relacionados

 Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

 Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, conforme nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.