Finanças para casal: Dicas para não brigar por dinheiro

Veja aqui quais são as melhores dicas para organizar as finanças com quem você ama, sem brigas!
13/04/2022

Se tem um assunto que dá desavença em um relacionamento são as finanças para casal, visto que cada um tem uma forma de lidar com o dinheiro e querendo ou não, agora os ganhos e gastos são de ambos, pois o orçamento individual se torna o orçamento familiar.

Mas, e quanto a você, como anda a sua relação com o dinheiro? Você e seu(ua) parceiro(a) falam sobre finanças ou cada um cuida do seu salário? O assunto gera brigas em sua casa?

Se a resposta for sim para essa última pergunta, não se preocupe, pois separamos cinco dicas de ouro sobre finanças para casal que vão ajudar vocês a alcançar o equilíbrio financeiro sem estresse! Vamos conferir?!

5 dicas de finanças para casal

Administrar ou até mesmo falar sobre dinheiro quando se é casado pode ser um enorme problema, pois sempre tem aquele que é mais gastador e aquele mais controlado…

Por isso, para evitar desentendimentos em sua relação, separamos cinco excelentes dicas de finanças para casal. Aproveite!

1 – Usem o mesmo cartão de crédito

Uma das melhores formas de unificar os gastos e ter controle sobre o orçamento é que ambas as partes usem o mesmo cartão de crédito, um o titular e outro o adicional.

Essa estratégia facilita o acompanhamento de gastos que virão na fatura, aumentam os benefícios ganhos nos programas de recompensas e, claro, evita discussões sobre dinheiro, já que ambos terão controle dos gastos um do outro.

Ótimos cartões de crédito para casais são:

2 – Transformem sonhos em metas

Outra ótima dica de finanças para casal é ter sonhos em conjunto com o(a) parceiro(a), para que ambos tenham uma meta em comum e se motivem a fazer bom uso de seu dinheiro.

Por exemplo, vocês enquanto casal, querem comprar a casa própria, financiar o veículo próprio ou fazer aquela viagem dos sonhos?

Nada disso será possível se vocês não tiverem metas, onde uma parte da relação gasta com roupas, por exemplo, e o outro está focado em criar uma reserva financeira.

Por isso, para realizar esses sonhos calculem quanto isso vai custar e pensem nas estratégias para economizar e poupar para juntar a quantia que precisam.

3 – Façam um orçamento

O Brasil é um dos países com a pior educação financeira no mundo, o que indica que não sabemos lidar com nosso dinheiro.

Basicamente, gastamos mais do ganhamos, não investimos, usamos o cartão de crédito como forma de ter dinheiro sem planejar os gastos, enfim.

Por isso, para manter as finanças em dia e evitar as brigas do casal, o ideal é fazer um orçamento mensal, principalmente para limitar os valores que vocês irão gastar com:

  • Lazer
  • Necessidades básicas (roupas, calçados, remédios, beleza, enfim)
  • Entretenimento

Assim, quando vocês estipularem o quanto podem gastar mensalmente nesse tipo de despesa evitável, verão que irá sobrar mais dinheiro ao final do mês.

Na prática, para montar um orçamento eficiente, será preciso analisar suas despesas conjuntas nos últimos seis meses, para determinar o valor de seu novo orçamento, eliminando principalmente os gastos desnecessários e aprendendo a economizar no dia-a-dia.

4 – Construam um fundo de emergência em conjunto

Além de terem uma conta bancária conjunta, outra ótima dica de finanças para casais é criarem uma reserva de emergência em comum.

Esse deve ser um dinheiro economizado e guardado para ocasiões de emergência e imprevistos no orçamento, como caso um dos dois perca o emprego, venha a ter problemas de saúde, ocorrer um acidente e etc.

A ideia é que o casal guarde uma quantia em um investimento da renda fixa capaz de mantê-los por, no mínimo, seis meses, mas evite a poupança, pois a rentabilidade é muito baixa.

Leia mais

5 – Falem sobre dinheiro

Muitos casais evitam falar sobre dinheiro, inclusive, em muitos relacionamentos um não sabe qual é o salário do outro e isso pode ser péssimo para as finanças do casal.

Por isso, para evitar brigas por dinheiro e manter as contas em dia, a dica é sempre falar sobre seus rendimentos e despesas, até mesmo para que ambos andem em um só propósito.

Conclusão

Prontinho, agora você já sabe quais são as melhores dicas para finanças de casais. Esperamos que lhe ajudem a manter sua vida financeira mais organizada e sem estresse!

Lembre-se: Dinheiro nunca é o problema, mas sim a solução, basta que tenhamos planejamento, disciplina e metas!

Posts relacionados