5 dúvidas sobre conta salário para esclarecer agora

Principais respostas para as dúvidas sobre a conta salário e como ter mais vantagens ao receber seu dinheiro!
06/05/2022

O trabalhador brasileiro tem muitas dúvidas sobre a conta salário, ou seja, a conta bancária exclusiva para o pagamento salarial. De modo geral, as pessoas não sabem exatamente o que pode ser feito com esse tipo de conta, quais são as taxas que podem ser cobradas, as linhas de crédito que podem ser solicitadas, enfim.

Mas, saiba que é possível sim fazer outras coisas com a sua conta salarial além do que receber seu salário…

Por isso, para esclarecer de uma vez por todas essas questões importantes, preparamos este guia com as principais dúvidas que surgem quando pensamos no assunto! Continue a leitura e aprenda tudo sobre a conta salário!

5 dúvidas sobre conta salário que todo mundo tem

Confira a seguir quais são as perguntas mais frequentes quando o assunto é a famosa conta salário!

1 – O que é uma conta salário?

Como o nome sugere, trata-se de uma conta bancária que serve para que os trabalhadores recebam seu salário mensal. A conta salário é uma parceria firmada entre a empresa contratante e o banco.

Mas, dá para receber outros rendimentos nesse tipo de conta, como:

  • Aposentadoria
  • Pagamentos
  • Pensão
  • Soldo (remuneração de trabalho, como salário militar)

2 – Como faço para abrir uma conta salário?

Quem abre a conta salário é a empresa que está contratando você, na instituição financeira que tem parceria, ou seja, o trabalhador não pode abrir esse tipo de conta sozinho.

Tudo é feito automaticamente através do RH da empresa, a partir do momento que você entrega seus documentos para a contratação.

De modo geral, os documentos para abrir uma conta salário são:

  • CPF e RG do funcionário
  • Comprovante de residência
  • Carta de solicitação da abertura da conta junto ao banco/financeira

3 – Quais as diferenças entre conta corrente, salário e poupança?

Essa é uma das dúvidas sobre conta salário que costumam “atormentar” os brasileiros, pois pouco se entende sobre cada um dos tipos de conta bancária.

Resumidamente, a conta salário é exclusiva para pagamentos, a conta poupança para quem quer guardar dinheiro e a conta corrente é mais ampla, no qual permite receber e enviar dinheiro.

Além disso, é importante frisar que a conta salário não é uma conta corrente, pois é mais usada para saque do dinheiro depositado ou pagamentos via cartão de débito, já que não oferece a opção de cartão de crédito.

Em contrapartida, a conta corrente é bem menos limitada, podendo ser aberta por qualquer pessoa acima de 18 anos e com outras opções de crédito disponível, como cartão, cheque especial, financiamento, empréstimo e outros.

4 – É possível fazer a portabilidade de conta salário?

Milhões de brasileiros não sabem, mas existe um recurso conhecido como portabilidade bancária, no qual o cliente pode solicitar a troca de sua conta para outra instituição de sua preferência.

Outra opção também que poucos conhecem é a portabilidade de crédito, onde é possível trocar seu financiamento, empréstimo ou consórcio para uma instituição que esteja oferecendo melhores condições, como menores taxas de juros e parcelamento estendido.

Mas, voltando à conta salarial… Sim, dá para fazer a portabilidade de conta salário para uma instituição que esteja oferecendo mais benefícios para você.

Atualmente, é mais vantajoso pedir a portabilidade da sua conta salário para uma conta digital, por dois motivos:

  1. Você fica livre das taxas e tarifas bancárias, visto que os bancos digitais como o Nubank, Neon, Pan, BV, BMG, iti, Digio e etc. não cobram a famosa taxa de manutenção da conta, bem como podem oferecer saques gratuitos
  2. A conta digital tem mais recursos que a conta salário, como cartão de crédito sem anuidade, empréstimos (consignado é mais barato que o pessoal), linhas de financiamento, entre outros

Então, para fazer a portabilidade de conta salário para um banco digital é preciso entrar em contato com a instituição de seu interesse e pedir o “termo de transferência”.

Com esse termo em mãos ou de forma digital, basta preencher os dados solicitados e entregar no banco que você tem a sua conta salarial.

5 – Quais os prós e contras de ter uma conta salário?

A grande vantagem de receber em uma conta salário é que ela é 100% livre de taxas, isto é, não há cobranças com tarifa de manutenção e você pode sacar dinheiro gratuitamente na agência do seu banco ou em caixas da rede Banco24Horas.

Além disso, entre as vantagens podemos citar que a conta salário não há impedimentos, uma vez que não há análise de crédito junto aos birôs, como o Serasa e SPC.

Assim, mesmo que você esteja devendo no banco X, se a sua empresa é conveniada a ele, a sua conta será aberta da mesma forma.

Entretanto, a maior desvantagem de ter uma conta salário é a sua limitação, visto que os serviços e produtos financeiros oferecidos não são muitos, como apenas cartão de débito.

Além disso, geralmente, na conta salarial o cliente tem um menor número de saques e emissão de extrato bancário durante o mês.

Melhores contas digitais para trocar a sua conta salário

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre a conta salário, confira a seguir algumas das instituições financeiras digitais com melhor custo-benefício para pedir a portabilidade da sua conta salarial!

Posts relacionados