Entenda aqui a diferença entre conta corrente e poupança

Veja de forma simples e rápida o que é, como funciona e as principais diferenças entre conta corrente e poupança!
12/12/2022

Nove em cada dez brasileiros utilizam contas bancárias. Por elas estarem tão presentes em nosso dia a dia, é essencial conhecermos as principais características e diferença da conta corrente e poupança.

Sabendo o que cada uma pode fazer e quais são os custos, podemos usar seus serviços de forma mais vantajosa e econômica, afinal, é por meio dessas contas que recebemos, movimentamos e guardamos dinheiro, não é mesmo?

Não é atoa que, segundo dados do Banco Central do Brasil (Bacen), aproximadamente 90% dos brasileiros têm pelo menos uma conta bancária e, em média, existem 4,25 contas bancárias por pessoa no país.

Então, seja uma conta corrente ou poupança tradicional ou em um banco digital, chegou o momento de você aprender todas as diferenças, para saber quando e como usar cada um dessas contas a seu favor! Vamos conferir?!

Tem diferença entre conta corrente e poupança?

Tipos de contas bancárias mais comuns, as contas correntes e contas poupanças têm algumas similaridades, mas são bem diferentes em seu funcionamento e finalidade.

Cada uma delas têm suas próprias características, com a conta corrente servindo mais para movimentações de dinheiro e utilização no dia a dia, enquanto a poupança é voltada para guardar dinheiro.

A seguir, vamos te mostrar de forma simples como funcionam e para o que servem as contas correntes e também as de poupança, aproveite!

O que é e como funciona a conta corrente?

A conta corrente é o tipo mais comum entre as contas bancárias, sendo utilizada por mais de 90% dos cidadãos brasileiros adultos.

Elas são contas de depósito mantidas em bancos tradicionais, bancos digitais ou instituições financeiras, dando aos clientes fácil acesso ao dinheiro nelas depositado.

As contas correntes permitem diversos tipos de movimentações financeiras, como depósitos ilimitados, saques e pagamentos, por exemplo, o que faz com que elas sejam ideais para o seu dia a dia.

São inúmeras as instituições financeiras que oferecem a abertura e o uso deste tipo de conta bancária, com diferentes serviços.

Segundo dados disponibilizados pelo Banco Central, mais de 182 milhões de pessoas no Brasil possuíam contas bancárias no começo deste ano de 2022.

O número cresceu mais de 10% em relação ao fim de 2020, muito por conta da expansão das contas digitais oferecidas gratuitamente por bancos digitais e da pandemia.

Confira algumas das principais características das contas correntes:

  • Cartão de crédito: Na maioria dos casos são oferecidos cartões de crédito vinculados às contas corrente. Entretanto, depende da análise de crédito para aprovação do limite
  • Cartão de débito: Há a oferta de cartões de débito gratuitos vinculados à conta corrente
  • Limite de movimentação: Na maioria dos casos, não há limites pré-estabelecidos de valores e número de movimentações mensais nos bancos
  • Taxa de manutenção: A cobrança ou não da taxa de manutenção e taxa de serviços depende de cada instituição, sendo que alguns bancos são isentos, principalmente os digitais
  • Quem pode abrir? Qualquer pessoa maior de idade ou legalmente emancipada que esteja com o CPF regular pode abrir uma conta corrente bancária

Para que serve a conta corrente?

As contas correntes (CC) servem para várias coisas, como, por exemplo, transações movimentações financeiras e outras utilidades que você pode ver abaixo:

  • Receber depósitos financeiros de outras pessoas e de empresas
  • Receber o seu salário ou pagamentos por serviços prestados
  • Depositar e sacar dinheiro
  • Ter acesso a cartões de débito e crédito
  • Realizar pagamentos com cartão de débito e via Pix
  • Fazer transferências via TED, DOC e Pix
  • Facilita a solicitação de crédito junto à instituição financeira ou ao banco, como no caso de empréstimos e financiamentos
  • Acesso facilitado a outros serviços e produtos financeiros da instituição em que você tem a sua conta corrente

O que é e como funciona a conta poupança?

A Conta Poupança, também conhecida como caderneta de poupança ou simplesmente poupança, é uma conta gratuita oferecida por vários bancos para os clientes guardarem dinheiro.

Vários bancos oferecem esse tipo de conta, incluindo todos os gigantes do mercado, como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander, por exemplo.

Tanto a abertura quanto a sua manutenção é livre de taxas e o rendimento do dinheiro guardado nelas é o mesmo independente da instituição financeira, pois é definido pelo Governo.

Você pode depositar dinheiro para guardar na poupança quantas vezes quiser e o valor que render não é tributável. Ou seja, você não paga o Imposto de Renda.

Além disso, há alguns serviços que todos os bancos são obrigados a disponibilizar gratuitamente para quem tem conta poupança, como:

  • Dois saques gratuitos por mês nos caixas eletrônicos ou atendimento da instituição
  • Um cartão de débito gratuito para realização de saques e movimentações na sua conta poupança
  • Transferências para outras contas bancárias, tanto poupança quanto corrente
  • Consultas gratuitas ilimitadas online tanto das movimentações quanto dos rendimentos
  • Dois extratos gratuitos por mês com a movimentação realizada nos últimos 30 dias

Confira algumas das principais características das contas poupança:

  • Cartão de crédito: As cadernetas de poupança não disponibilizam acesso a cartões de crédito vinculados a elas
  • Cartão de débito: Já no caso do cartão de débito é diferente e é oferecido gratuitamente um cartão dessa modalidade vinculado à sua conta poupança
  • Limite de movimentação: A poupança tem alta liquidez e você pode sacar todo o valor presente na conta quando desejar (2 saques gratuitos por mês)
  • Taxa de manutenção: As contas poupança são totalmente livre de taxa de manutenção, assim como a abertura da conta também é gratuita
  • Quem pode abrir? Qualquer pessoa pode ter uma conta poupança em seu nome, incluindo os menores de idade

Para que serve a conta poupança?

A poupança serve, principalmente, para guardar dinheiro de forma simples, segura e ainda com um pequeno rendimento anual.

Uma coisa importante para se ter em mente é que o rendimento da poupança atualmente não está compensando, mesmo sendo isento da cobrança do Imposto de Renda.

Há, por exemplo, contas com rendimento automático e investimentos muito seguros, como CDBs e Tesouro Direto, que são aplicações que rendem mais que a poupança.

Em 2022, o rendimento do dinheiro colocado nas contas poupança dos brasileiros foi de 7,9% ao longo do ano corrente.

Ao mês, o valor do rendimento tem sido de 0,5%, perdendo em relação à alta taxa de inflação, o que faz com que a poupança atualmente não seja uma boa opção.

Ainda assim, muitas pessoas usam a poupança e abaixo você pode conferir os principais motivos pelos quais historicamente os brasileiros a utilizam:

  • Guardar dinheiro de forma segura e prática
  • Criar uma reserva financeira para a família
  • Juntar dinheiro mensalmente para planos a curto ou médio prazo
  • Guardar dinheiro para realizar outros tipos de investimento no futuro
  • Juntar dinheiro para comprar bens, como carros e imóveis, à vista e com condições e preços melhores
  • Guardar dinheiro para o futuro de outras pessoas, como muitos pais fazem contas poupança para os filhos usarem o dinheiro na fase adulta

Conclusão

E aí, gostou de saber qual é a diferença da conta corrente e a conta poupança? Esperamos ter esclarecido suas dúvidas neste guia exclusivo.

Para mais informações, novidades e dicas sobre finanças pessoais, investimentos, linhas de crédito, formas de fazer renda extra e muito mais, basta ficar atento ao Solicite Fácil.

Diariamente trazemos conteúdos visando ajudar a sua vida financeira, desde o básico até o que há de mais novo e complexo em termos de finanças pessoais!

Posts relacionados

 Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

 Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, conforme nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.