Buscando Cartão...
0%

Passo a passo de como cancelar compra no cartão de crédito

Guia rápido de como fazer o cancelamento de compras e pedir o estorno no cartão!
16/12/2022

Os cartões de crédito são excelentes ferramentas, pois além de ser um ótimo e seguro método de pagamento, também dão acesso a muitos benefícios e vantagens exclusivas. Entretanto, por vezes temos problemas durante seu uso, especialmente nas compras online. Por isso, é importante sabermos como cancelar compras no cartão de crédito, seja porque o produto não foi entregue, porque você não deseja mais ou por uma cobrança duplicada na fatura, por exemplo.

No texto de hoje, o Solicite Fácil mostra como proceder para cancelar compras no seu cartão de crédito de forma simples, bem como solicitar o reembolso do valor gasto.

Então, continue conosco para você conseguir usar o seu cartão de forma ainda mais tranquila, tendo o melhor que ele oferece e resolvendo os problemas causados por terceiros!

Passo a passo de como cancelar compras no cartão de crédito

Há algumas situações indesejadas e problemas, normalmente por culpa de terceiros, que fazem com as pessoas tenham que cancelar compras realizadas no cartão de crédito.

Sabendo que isso é relativamente comum, hoje trazemos um passo a passo fácil para você conseguir realizar o cancelamento e ter seu dinheiro de volta.

Ter todas as informações da compra em mãos, contatar o emissor pelos canais corretos e disponibilizar a documentação solicitada é essencial.

Seguindo os passos que trazemos a seguir, você na maioria das vezes não terá problemas para cancelar e ter o reembolso. Por isso siga com a gente e esteja atento às dicas.

Anote as informações da compra

O primeiro passo antes de efetivamente saber como cancelar compras no cartão de crédito ou débito é se organizar, ou seja, reunir as informações necessárias.

É importante registrar todas as informações das compras que você realiza utilizando o seu cartão de crédito, pois isso irá ajudar em caso de problemas.

Tendo as informações completas, corretas e documentadas, tudo será mais fácil e rápido no momento em que o emissor do cartão solicitá-las.

E são várias as maneiras de se registrar e guardar as informações de todas as compras realizadas no cartão. Você pode, por exemplo:

  • Anotar a data da compra e o valor gasto com a aquisição do produto ou serviço
  • Salvar os e-mails de confirmação das compras realizadas
  • Tirar print as mensagem de confirmação da compra
  • Printar e salvar mensagens recebidas via WhatsApp sobre a compra
  • Salvar também as mensagens de confirmação de pagamento enviadas pelo gestor do cartão de crédito para o seu celular e/ou por e-mail
  • Guarde também os e-mails, SMSs e outras ofertas recebidas do produto que, posteriormente, você adquirir

Entre em contato com o emissor do cartão

Ao identificar o problema, você deve entrar imediatamente em contato com o emissor do cartão de crédito utilizado para a realização da compra.

Com isso, você poderá iniciar junto ao emissor os procedimentos para que seja realizado o cancelamento da compra e, desta forma, poder receber o valor gasto de volta.

Caso você ainda não saiba, o emissor do cartão é a empresa responsável por disponibilizar e gerir o cartão de crédito que você usa.

Normalmente, os emissores são bancos ou outras instituições financeiras. E todos eles têm canais de atendimento digitais e por telefone.

Há prazos pré-estabelecidos para a solicitação do cancelamento, que podem variar dependendo tanto do emissor quanto da bandeira do cartão que foi utilizado.

Informe o motivo do cancelamento

São vários os motivos que podem fazer com que você queira ou tenha que cancelar a compra de um produto ou contratação de algum serviço feita via cartão.

No momento de iniciar a solicitação de cancelamento, você deve indicar para o emissor o motivo do cancelamento, seja ele qual for.

Alguns dos motivos mais comuns que levam as pessoas a cancelar uma cobrança no cartão de crédito são:

  • Quando você não reconhece a compra: em casos em que a compra tenha sido realizada mediante a fraude por um terceiro, como, por exemplo, com a clonagem do cartão de crédito
  • Quando não receber o produto comprado ou serviço contratado: após escolher, fechar a aquisição de produtos e / ou serviços e não recebê-los, você também poderá pedir o cancelamento da compra junto ao emissor do cartão
  • Quando o produto entregue for diferente do anunciado: em compras online, seja por erro ou má fé da empresa ou do vendedor, pode ocorrer do produto recebido não ser igual ao anunciado. Caso você receba um produto diferente daquele originalmente anunciado pela loja, você tem a possibilidade de pedir para que a compra seja cancelada
  • Quando o item comprado não é entregue: outro caso em que você pode pedir o cancelamento da operação no cartão de crédito é quando você faz a compra de um produto ou serviço e o mesmo não é entregue
  • Quando é cobrado um valor errado: pode acontecer de você ser cobrado no cartão um valor acima do produto que foi adquirido. Independente de ser por erro do vendedor ou outro problema, você pode solicitar o cancelamento desta cobrança
  • Cobrança de serviços cancelados: caso você tenha cancelado um serviço de assinatura, como, por exemplo: streams, revistas, jornais, clubes de assinatura de produtos diversos, entre outros, você deve solicitar o cancelamento da cobrança
  • Desistência da compra: quem nunca comprou algo e depois se arrependeu? Você pode solicitar o cancelamento da compra junto à loja antes de receber o produto ou até sete dias após o recebimento. Este é um direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor

Faço o envio dos documentos necessários

O contato para o posterior envio dos documentos pode ser realizado pelo telefone de contato presente no verso do cartão, pelo app do cartão ou outros meios de contato dependendo de qual é o seu cartão, como chat online, e-mail, site, internet banking ou até redes sociais.

Após ter explicado toda a situação e informado o motivo do pedido de cancelamento, será a hora de enviar a documentação solicitada.

Entre o que normalmente será solicitado, estarão os dados pessoais do cliente, alguns dados do cartão de crédito e da compra e/ou cobrança realizada.

Depois disso, o caso será analisado pela empresa responsável pela gestão do seu cartão de crédito e os procedimentos necessários serão feitos.

Aguarde o cancelamento e estorno de valores

Após seguir todos os passos que mostramos acima, agora basta você esperar o cancelamento e que o valor seja devolvido.

Caso o motivo da solicitação de cancelamento esteja entre as consideradas razoáveis pela instituição financeira, será feito o cancelamento e o posterior estorno dos valores.

Existem casos em que você não conseguirá cancelar comprar e nem ter o valor usado de volta, como ao emprestar o cartão para alguém e essa pessoa não pagar.

Outro exemplo em que você não poderá cancelar uma compra é caso você tente o cancelamento por não ter dinheiro para pagar por um produto ou serviço adquirido no passado de forma parcelada.

Como funciona o estorno no cartão após cancelar uma compra?

Depois de ter realizado os passos anteriores, será feito o estorno do valor utilizado anteriormente para o pagamento da compra que foi cancelada.

O reembolso dos valores utilizados na compra cancelada será feito através de crédito na fatura. Se você já tiver pago a fatura com a compra que cancelou, o crédito servirá para abater compras futuras.

O estorno não é instantâneo e pode levar até duas faturas para ser processado, dependendo do emissor do cartão, da bandeira e de cada caso de forma específica.

Há também a possibilidade de um estorno mais rápido, com o valor da operação cancelada saindo da sua fatura mensal e voltando como limite de crédito normalmente.

Então, aprendeu como cancelar compras no cartão de crédito?

Agora você já sabe como agir caso precise cancelar cobranças no seu cartão de crédito ou cancelar compras realizadas por diversos motivos.

Então, se tiver qualquer problema, saiba que é um direito seu pedir o cancelamento e estorno do valor da compra.

Gostou deste conteúdo? Siga atento aqui no Solicite Fácil, pois diariamente trazemos para você as melhores dicas, informações e promoções, tudo para ficar atualizado e economizar mais no dia a dia!

Posts relacionados

 Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

 Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, conforme nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.