Buscando Cartão...
0%

Tudo o que você precisa saber sobre bandeiras de cartão de crédito

Confira aqui o que são, como funcionam e quais os benefícios exclusivos oferecidos pelas principais bandeiras de cartão do mercado!
16/06/2021

Apesar de estar presente em 100% dos cartões de crédito, poucas pessoas sabem realmente o que são e como funcionam as bandeiras de cartão de crédito. Por isso, nós, do Solicite Fácil preparamos este conteúdo especial que vai muito além de Visa, Mastercard e Elo.

Você provavelmente já utilizou um cartão na função crédito ao pagar uma conta num estabelecimento que utiliza do serviço das ditas maquininhas. E já passou também por alguma situação no qual a sua bandeira era aceita ou não naquele determinado ambiente. É só lembrar do garçom quando ele fala que naquele restaurante somente aceitam Visa ou Mastercard, por exemplo.

Mas o que são esses símbolos que estão no canto direito do seu cartão? As bandeiras de cartão são responsáveis por intervir na vida do usuário. Conhecidas como operadoras, elas auxiliam como instituição financeira. São elas inclusive que oferecem benefícios exclusivos ao usuário.

São elas também que fazem a “interlocução” entre a empresa, nesse caso a detentora da bandeira do cartão, com o administrador do crédito – bancos e financeiras.

O que são as bandeiras de cartão de crédito?

Conforme destacado, as bandeiras de cartão de crédito são responsáveis por fazerem os negócios funcionarem dentro de cada estabelecimento. São elas que farão o contato com as empresas administradoras, no caso os bancos ou financeiras, na hora do pagamento via maquininha. É tudo muito rápido e prático.

Como identificar a bandeira do seu cartão?

Para saber qual é a bandeira do seu cartão de crédito, basta olhar no lado direito. Lá é possível identificar a logomarca das bandeiras. É também uma forma fácil e segura também da comprovação de que o cartão é verídico.

Como as bandeiras de cartões de crédito funcionam?

É sabido que os cartões de crédito devem ser registrados com alguma bandeira de cartão. São essas bandeiras – empresas detentoras, que regulam esse nicho de mercado e trabalham com uma compensação financeira nos diversos centros comerciais.

Tudo é feito em questão de segundos. Os novos cartões possuem um chip moderno para facilitar a operação entre o cliente e a prestadora de serviços.

Qual a diferença entre bandeira, administradora, emissora e operadora de cartões de crédito?

  • Bandeira: a bandeira sempre fica responsável pela tecnologia usada no cartão. E é também ela que fará o contato com empresas e comerciantes para ofertar o serviço.
  • Administradora: é ela que define o modus operandi da coisa para definir limites e análises dos créditos no cartão, faturas mensais, cobranças de taxas e atendimento ao cliente. Muito importante essa última informação. No Brasil as administradoras são: Itaucard, Banco Itaú, BradesCard, Bradesco, Ourocard (Banco do Brasil, Caixa, Santander, HSBC, etc).
  • Emissora e operadora de cartões de crédito: são os bancos e instituições financeiras do país que irão fornecer os cartões para todos os usuários.

Quantas bandeiras de cartão existem e quais as suas diferenças?

No Brasil as bandeiras de cartões mais conhecidas são:

  • Visa;
  • Mastercard;
  • Elo;
  • American Express;
  • Hipercard;
  • Maestro;
  • Diners Club;
  • Sodexo;
  • VR Benefícios
  • Good Card, entre outras.

As diferenças entre as opções de mercado são destacadas pelas marcas e escolhidas pelos clientes. Quanto maior o programa de benefícios maior a chance do cliente tornar-se fidelizado. Programas por pontos, descontos em lojas, viagens, seguros e comodidade são os mais procurados e ofertados.

A diferença vai do acompanhamento. Uma sala VIP no aeroporto é bem mais interessante do que somente uma poltrona “diferenciada” no avião. Adaptar ao consumidor é a tarefa para um produto promissor. Vejamos algumas:

Visa

A bandeira de cartão conta atualmente com mais de 1 bilhão de usuários no mundo e quase 25 milhões de estabelecimentos aceitam a bandeira como referência. É a maior desse ramo no planeta. Oferece pacotes especiais aos clientes como vantagens em compras internacionais, salas VIPs em aeroportos, atendimento exclusivo 24 horas e outros.

Atualmente a Visa trabalha com quatro tipos de bandeira, que são diferenciadas de acordo com o perfil de seus contratantes. Veja a seguir como cada uma delas funcionam:

  • Visa Classic: ideal para compras internacionais, é bastante usado na internet e nos estabelecimentos físicos. Permite saque em moeda local em caixas eletrônicos autorizados pelo mundo. O cliente tem o recebimento de promoções exclusivas.
  • Visa Gold: além de ser aceito em todos os centros comerciais que adotam a bandeira no mundo, o Gold também permite o saque de moeda local e oferece acesso à rede Visa/Plus onde acontecem ofertas especiais ao cliente.
  • Visa Platinum: assistência particular em plena disposição 24h. Pagamento por aproximação, é compatível em carteiras digitais nas principais empresas de tecnologia por aplicativo no mundo, além dos saques e promoções diárias.
  • Visa Infinite: atendimento personalizado 24h, mais benefícios em viagens e compras. Saques, pagamento em aproximação. Promoções diferenciadas.

Mastercard

No mercado há 50 anos, espalhada em mais de 200 países, a bandeira já deixou a sua marca em mais de 700 milhões de cartões e é a queridinha do setor público no país. Atualmente a Mastercard trabalha com quatro tipos de bandeira, que são diferenciadas de acordo com o perfil de seus contratantes. Veja a seguir como cada uma delas funcionam:

  • MasterCard Standard: é o cartão ideal para os iniciados na função crédito. Possui segurança, flexibilidade nos pagamentos dentro e fora do país. Fácil de usar e possui um controle de gastos.
  • MasterCard Gold: os jovens e principalmente os casais vão gostar da dica pelo fato do cartão possuir promoções exclusivas em bares e cinemas onde os amigos/casais podem comprar dois produtos a preço de um. Além da segurança e comodidade ofertada.
  • MasterCard Platinum: com ele você consegue assistência global/pessoal 24h, seguros para bens, promoções específicas. O primeiro no atendimento pelas companhias aéreas. Sinônimo de liberdade para você e seu bolso.
  • MasterCard Black: VIP é a melhor palavra para descrever este tipo de cartão. VIP em salas de embarque, serviços, entretenimento, promoções e seguros. Sempre você.

Maestro (Mastercard)

Este serviço de bandeira de cartão da Mastercard é de exclusividade em cartões que permitem a função débito. Portanto, precisa estar vinculado a uma conta corrente e possuir saldo positivo. Outra informação é que não é permitido usar pagamentos em crédito e parcelamento quando somente é usado o abatimento em conta.

Em diversos países a bandeira é aceita, mas o banco precisa fornecer um cartão internacional. E há casos também em que o cartão possui duas funções: pagamento no débito ou crédito.

Elo

Há 10 anos no mercado, o Brasil também possui uma marca nacional. A bandeira Elo veio do trabalho conjunto de dois bancos públicos e um privado e atualmente está em mais de 200 territórios estrangeiros. Do mercado nacional para o mundo. Quase 4 milhões de estabelecimentos em todo o Brasil e nas principais maquininhas, como: Cielo, Rede, Getnet, PagSeguro, Bin e Sipag.

Atualmente a Elo trabalha com quatro tipos de bandeira, que são diferenciadas de acordo com o perfil de seus contratantes. Veja a seguir como cada uma delas funcionam:

  • Básico: vantagens nas compras de ingressos para shows, livros e lazer.
  • Elo Mais: assistência para o seu carro, sua casa (obras) e suporte via telefone.
  • Grafite: assistência empresarial para qualquer imprevisto, auxílio em viagens e atendimento 24h.
  • Nanquim: desconto em livros, entretenimentos, e lazer para crianças. Seguros de viagem e residencial completos. Assistência VIP em viagens dentro e fora do país. Além da oferta em academias e programas de bem-estar.

American Express ou Amex

No Brasil existem um milhão de instituições que aceitam a bandeira que está pelo mundo afora em mais de 13 milhões de estabelecimentos. Atualmente a American Express trabalha com três tipos de bandeira, que são diferenciadas de acordo com o perfil de seus contratantes. Veja a seguir como cada uma delas funcionam:

  • Amex Green: pacotes por pontos que nunca expiram, seguros de viagens que somam com atendimento clínico fora do país. Possui também limite de despesas e programa de recompensas por gasto de dólares.
  • Amex Gold: todo o aparato no seguro viagem (bagagem, saúde e atendimento), programa de recompensas, aluguel de carros com desconto, exclusivo em atendimento 24h, ofertas em restaurantes, supermercados, lojas, cinemas e compras em sites. Programa de recompensas por gasto de dólares.
  • Amex Platinum: benefícios em salas VIPs em qualquer aeroporto, vantagens nos melhores hotéis, sem limite preestabelecidos em compras, ofertas em qualquer centro comercial, seguros, atendimento exclusivo VIP.

Hipercard

É outra marca nacional, oriunda do estado de Pernambuco, desde 1969. A bandeira é bastante usada em comércios, exclusivos em supermercados. O que tornou-se uma espécie de cartão fidelidade entre as famílias brasileiras na hora de fazer aquela compra do mês, no abastecimento de dispensas.

Diners Club

A história começa lá em 1949 em Nova York. A fama dos cartões que possuem a bandeira Diners costuma estar voltada para as pessoas ou empresas mais abastadas.

Além do crédito, os clientes recebem participações em promoções particulares. São 175 países adotados pela marca, tendo 8 milhões de estabelecimentos aceitos. Vale ressaltar que a empresa é possuidora de 890 mil máquinas para cartão. Estão no Brasil desde 2009.

Outras bandeiras no mercado

É comum numa ida ao shopping – praça de alimentação, bar ou restaurante e fazer o uso de cartões Sodexo. No Brasil são usados por mais de seis milhões de trabalhadores que no ato de adentrar num novo emprego, recebem a opção ofertada, assim como o VR Benefícios. Esse último é muito usado em compras no supermercado ou lojinhas de departamento.

Ambos recebem um valor mensal do contratante de acordo com a média de gastos diários do contratado, região etc; e é também observado a média de preços no mercado de varejo em alimentação.

A Good Card é voltada para o ramo do crédito corporativo. Ela também compartilha receitas e está no mercado nacional desde 1999. Atua em mais 850 mil estabelecimentos com diversas ramificações.

Qual é a melhor bandeira de cartão de crédito?

Por já estarem há tantos anos no mercado, as bandeiras Visa e Mastercard já se consolidaram nos quatro cantos do mundo. São bilhões de usuários em praticamente todos os países.

Um dado interessante é que de acordo com o estudo feito pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2020, os brasileiros fizeram pagamentos com cartões de crédito, débito e pré-pagos. O montante final ficou em R$ 2 trilhões.

A adesão do brasileiro em utilizar dessa forma de pagamento veio pela comodidade e também devido à pandemia da Covid-19. Muitas compras on-line foram feitas e houveram aconselhamentos de médicos e infectologistas para que as pessoas ao irem aos centros comerciais utilizassem o cartão ao invés do dinheiro físico.

É possível escolher a bandeira do cartão?

Basta o cliente informar ao banco que na região onde mora ou exerce compras a bandeira que está no seu cartão é motivo de dificuldades para o uso. Ou então aguardar o vencimento do cartão para que o banco possa de maneira aleatório encaminhar uma nova bandeira.

Qual a bandeira de cartão de crédito mais aceita no mundo?

Ao compararmos os números é possível destacar que a marca Visa é a mais utilizada por possuir uma cartela de mais de 1 bilhão de clientes.

Posts relacionados