Carregando

0%

Saber como acabar com as dívidas é um problema e tanto, considerando que nós brasileiros, infelizmente, temos o costume de atrasar e parar de pagar as contas… Isso se deve principalmente à falta de educação financeira, já que desde pequenos não somos ensinados a gerenciar nosso dinheiro.

Mas, na prática, como acabar com as dívidas e sair do vermelho? Não há fórmula mágica, mas mudança e planejamento. Não podemos resolver certas dívidas de maneira simples e rápida, mas podemos nos organizar financeiramente por completo para sair desse problema. Continue conosco e saiba como!

Quais são os conselhos para acabar com as dívidas?

São milhões de brasileiros inadimplentes no Brasil e uma das razões que levam à dívida é a falta de planejamento financeiro, fazendo com que gastemos mais do que ganhamos.

Publicidade
Publicidade

No entanto, estar endividado pode gerar problemas em diversas áreas de nossas vidas, trazendo prejuízos não só nas finanças.

Por esta razão, se você está com débitos em atraso, saiba que é indispensável aceitar isso o mais rápido possível, a fim de resolver tal condição.

Confira a seguir algumas dicas importantes para sair deste buraco financeiro, para voltar a ter controle do seu dinheiro, aumentar seu score e muito mais!

Publicidade

1 – Analisar suas dívidas

Diagnosticar os débitos atrasados é o primeiro passo para saber como acabar com as dívidas. Portanto, comece por detalhar todas as suas despesas mensais fixas e contas atrasadas.

Assim, você terá uma ideia real do montante pendente e de quanto seu orçamento está comprometido. Além disso, especifique o montante referente aos juros cobrados, bem como o tempo que levará a realizar esses pagamentos.

O ideal é montar uma folha de cálculo descrevendo quais são suas despesas e receitas. Nesta folha, o pagamento das faturas pendentes deve ser inserido por ordem de prioridade (primeiro os com juros mais altos).

Mas, lembre-se que isso só funcionará se você tiver disciplina. Então, execute um programa de poupança e procure maneiras de acabar com a dívida.

2 – Una a família neste projeto

Um dos segredos de como acabar com as dívidas rapidamente é conseguir a participação conjunta de todas as pessoas que contribuem para o orçamento.

Para isso, depois de saber exatamente qual é sua situação financeira real, sente-se com sua família e converse o problema. Não será útil em nada apenas poupar, é necessário um esforço coletivo.

Como família, todos terão que mudar alguns hábitos e ajudar positivamente no orçamento, fixando novas prioridades, cortando gastos e etc.

3- Cumpra com os pagamentos

Uma vez que você tenha definido quais são as taxas que você vai pagar (lista por prioridade), o passo seguinte é negociar com os credores.

Uma vez feita a renegociação, você nunca deve parar de pagar as parcelas ou mesmo evitar pagar tarde. Isso porque tal atitude implicará mais juros e multas e isso é o que você menos precisa neste momento.

Então, mesmo antes de assumir a renegociação de uma dívida, confirme se esse valor mensal realmente vai se encaixar em seu orçamento.

MELHORES FEIRÕES PARA RENEGOCIAR DÍVIDAS

4 – Defina prioridades

O que fazer para acabar com a dívida? Bem, um dos melhores conselhos para isso é estabelecer suas novas prioridades. Isso inclui analisar o que pode ser cortado de despesas, especialmente gastos com passeios, restaurantes e roupas.

Além disso, você pode mudar seu plano de telefonia pós-pago para pré-pago ou até mesmo cancelá-lo, cancelar assinaturas de serviços e produtos, ir ao supermercado e comprar apenas o necessário, enfim.

Essas mudanças irão ajudá-lo a economizar mensalmente uma boa quantia, onde automaticamente, você vai ter mais dinheiro para fazer a gestão das dívidas.

Mas, você também pode enumerar prioridades para pagar suas dívidas, já que nem sempre você pode tirar tudo de uma vez.

Então, pague primeiro as dívidas que têm taxas de juros mais altas, pois estas aumentam o saldo do devedor mais rapidamente e, portanto, será mais difícil retirar depois.

Por fim, pague as pequenas dívidas, sendo estas mais fáceis de se livrar, pois você pode pagar mais rápido.

5 – Renegocie suas dívidas

Assim como você tem interesse em pagar as dívidas acumuladas, o credor também tem em receber. Portanto, essa é a hora de negociar, ou seja, não deixe de fazer uma contraproposta para o seu saldo devedor.

A renegociação pode ser ótima para ambos os lados e você sai ganhando se você obter juros mais baixos e um valor que se encaixa no seu bolso.

Ah, mas para acabar com suas dívidas, nunca use um empréstimo para pagar outra dívida (é comum fazê-lo…). Faça isso apenas no último caso e, no entanto, avaliar cuidadosamente todos os prós e contas, ou seja, os riscos de assumir essa nova despesa, os prazos para pagar, as taxas envolvidas, enfim.

6 – Obtenha uma renda extra

Como fazer para acabar com as dívidas? Comece incluindo uma nova fonte de receita em seu orçamento. Se você tem contas atrasadas, é um sinal de que não há dinheiro sobrando, certo?

Então, para lidar com a renegociação você terá que gerar uma renda extra. Dependendo da extensão de sua dívida, você pode ter que pensar na ideia de vender seu carro ou outro bem.

Mas se suas dívidas são de menor valor, conseguir um trabalho extra já ajudará e muito. O que você pode fazer no seu tempo livre? O que você não usar em casa e pode vender? Você tem alguma habilidade que possa explorar?

Conclusão

Então, estes foram nossos seis conselhos sobre como se ver livre das dívidas! Esperamos ter ajudado você nesta missão! Sair do vermelho é possível sim e só depende de você e do seu planejamento.

Portanto, faça tudo o que puder para eliminar essa dor de cabeça de sua vida! Mantenha a disciplina, tenha foco e atue com determinação que você conseguirá!