Carregando
0%Sabemos que a tecnologia contribui para o desenvolvimento de várias áreas. Com isso, bancos e instituições financeiras também podem oferecer serviços diferentes e mais completos do que eram há alguns anos.
Esse é o caso do consórcio de dinheiro. Porém, algumas pessoas não entendem exatamente como ele funciona e por esse motivo, em nosso artigo de hoje vamos passar algumas informações extras sobre o consórcio de dinheiro. Veja exatamente em que momento ele pode ser solicitado e como o utilizar!
O que é o consórcio de dinheiro?
O primeiro ponto que deve ser considerado é que você não recebe o valor em dinheiro exatamente. Apesar do nome dar a entender isso, o que o contemplado irá ganhar é uma carta de crédito na qual o valor para comprar o que desejar é oferecido para você!
Pense nesse consórcio como uma forma de obter crédito. Nesse caso, um grupo de pessoas vai se unir para formar uma espécie de poupança em que todos devem depositar dinheiro para obter um montante final que cumpra o desejo de crédito de todos.
A diferença é que esse consórcio oferece o crédito de uma forma bem diferente. Ele vai ofertar para pessoas do grupo em forma de sorteio, então pode ser que receba sua carta de crédito em um período pequeno ou em um muito longo.
Também pode reconhecer esse tipo de crédito como recompra garantida, mas nesse caso o consorciado vende sua carta de crédito para o banco em troca de todo o valor que foi investido.
Levando em consideração que ele não queira ou não precise mais disso. Dito isso, se deseja entender melhor como o processo acontece, vamos explicar a seguir.
Leve em consideração que o consórcio de dinheiro é uma ótima opção para diversas situações e aproveite!
Entenda como funciona o consórcio de dinheiro
Para conseguir o consórcio da maneira correta é essencial que tenha pago pelo menos metade das parcelas do seu consórcio.
Por exemplo, se seu contrato foi de 20 parcelas, para conseguir receber a carta de crédito é fundamental pagar pelo menos 10.
Pense na lógica do financiamento de carros. Sabemos que caso não queira mais o carro financiado, no final do contrato o cliente pode realizar a troca por um modelo mais recente, desde que seja financiado um novo valor por conta da diferença.
Naturalmente, esse tipo de consórcio não é para todo mundo. Além disso, é preciso ter atenção para pagar as parcelas em dia e até oferecer valores a mais para aumentar suas chances de obter a carta de crédito.
No geral, não há riscos porque é um processo dentro da lei. Mas tenha atenção a empresa na qual deseja contratar para evitar cair em golpes!
Quem pode contratar?
Sempre que pensar em consórcios no geral, saiba que essa é uma solução disponível apenas para maiores de 18 anos.
Isso porque apenas aqueles que podem assinar contratos sem autorizações especiais entram na lista de interesse das empresas. Por outro lado, há casos em que jovens de 16 até 18 anos conseguem sim contratar o serviço.
Entretanto, é uma questão mais específica dependendo da empresa em que vai ser realizado o processo e o valor da carta de crédito também.
Claro, isso tudo é um processo. Você precisa entender que a maioria das pessoas maiores de idade conseguem contratar, mas que para isso precisam:
- Escolher uma empresa de confiança;
- Escolher também o valor de crédito da cartão;
- Avaliar as parcelas e o prazo para pagamento;
- Fazer a assinatura do seu contrato;
- Começar a participar dos sorteios que devem acontecer;
- Receber a carta depois de pagar pelo menos metade das parcelas totais.
Não é nada tão complicado de fazer, mas que precisa sim de uma atenção especial. Como essa é uma forma de crédito livre de juros altos e com alta adesão nos últimos anos, muitas instituições financeiras já oferecem essa oportunidade para seus clientes.
Qual o banco que faz consórcio de dinheiro?
Alguns bancos já podem realizar o consórcio, inclusive alguns dos mais famosos. Mas vale lembrar aqui que não há como realizar um consórcio de dinheiro real, apenas da carta de crédito na qual poderá utilizar para diferentes tipos de compras, o que facilita suas decisões.
Algumas grandes administradoras como a Porto Seguro, Banco do Brasil, Magalu, Santander e Rodobens oferecem uma série de consórcios para você.
Com a carta de crédito pode escolher o que deseja comprar, seja um carro, moto, imóvel, serviços e afins. Saiba, entretanto, que tudo isso também depende da empresa.
Nem todas disponibilizam essa quantidade de compras, porém o fato é que esse consórcio dá a oportunidade de comprar diferentes produtos, ou seja, mais liberdade para o consumidor, aproveite isso!