Cargando

0%

O Pix é uma transação financeira segura que acontece em instantes. É uma prática considerada relativamente nova no Brasil, considerando as outras formas de pagamento, como cartão de crédito, cartão de débito e até o dinheiro físico.

Por isso, é normal acontecer algumas inseguranças sobre o seu uso e uma das dúvidas mais comuns é onde achar o comprovante Pix de uma transação feita. 

Bom, para conseguir isso, é necessário saber como seu banco trabalha. Diferentes instituições atuam de maneiras próprias, nem sempre oferecendo o comprovante pelo método tradicional. Então, se você deseja saber como achar e compartilhar seu comprovante de Pix, continue conosco!

Publicidade
Publicidade

Como conseguir um comprovante de Pix?

Para conseguir o comprovante, obviamente é necessário que o Pix tenha sido realizado. Caso você queira enviar ele para alguém, precisa encontrar essa opção no aplicativo do banco em que foi feita a transação.

Lembrando que o Pix é um método ligado apenas a internet, então, não há como conseguir ele de outra maneira se não a partir dela, ou seja, você não pode conseguir esse comprovante do Pix na agência bancária, por exemplo.

A forma mais adequada de conseguir esse comprovante é, ao final do pagamento, receber a comprovação do Pix e enviar para a pessoa.

Publicidade

Outro ponto importante é que, caso você tenha recebido de alguém e não ao contrário, o comprovante somente pode ser enviado por outra pessoa. Mas, você pode verificar se o valor foi recebido direto na sua conta com alguns cliques no aplicativo.

Existem diversos bancos que trabalham com esse método, onde cada um oferece uma forma de visualizar essa comprovação de Pix.

Como conferir se o Pix foi feito?

Quando você precisar realizar um pagamento, pode utilizar a tela do aplicativo para verificar se a transação foi feita. Geralmente, o próprio banco avisa caso algum problema aconteça e isso é feito de maneira automática e quase instantânea.

Caso não consiga acessar o comprovante no momento, você pode perguntar para a pessoa que recebeu se o Pix chegou na conta corretamente. Basta essa pessoa entrar no app e visualizar o valor que foi recebido.

Caso não seja uma pessoa e sim uma empresa, o processo pode ser diferente. Nesse caso, é fundamental que tenha a comprovação de que foi realizado o envio. Também é possível verificar isso entrando em contato com a instituição financeira em que realizou a transferência.

Como compartilhar comprovante pelo Whatsapp?

Compartilhar o comprovante de Pix é um processo simples e rápido. Caso queira fazer isso por Whatsapp é possível com a utilização do botão “Compartilhar”, que será mostrado assim que o envio de dinheiro for realizado.

Leia mais: Usar o Pix aumenta o score de crédito?

Outra maneira de fazer isso, que é permitida apenas em alguns bancos, é tirar um print da tela após o envio. Você pode mandar para seu contato no WhatsApp, como se fosse uma imagem comum.

No entanto, isso não é possível na maioria das vezes, porque alguns bancos proíbem essa prática para garantir a segurança de ambos. O Nubank, por exemplo, não permite que qualquer pessoa tire print da tela no aplicativo, seja por conta de um Pix ou até mesmo pela visualização de quanto há em conta.

Como salvar o comprovante do Pix Nubank?

E falando no Nubank, vamos utilizar ele como parâmetro para descobrir como salvar seu comprovante de Pix, já que é o banco digital com mais clientes no Brasil.

Em primeiro lugar, é fundamental que faça com cuidado todo o processo para envio do dinheiro, depois disso, basta seguir os passos abaixo para conseguir salvar:

  • Na tela inicial do app clique no saldo da sua conta;
  • Agora você deve descer a tela até chegar nas transações realizadas;
  • Busque a transação a qual deseja o comprovante;
  • Clique nela e toque em “ver comprovante”.

Todas as suas transações ficam com esse comprovante salvo no sistema. Ele pode ser acessado e enviado quantas vezes forem necessárias. Lembrando que esse processo não conta com nenhuma taxa de juros, pois o Pix é 100% gratuito para pessoas físicas.

Por outro lado, caso não encontre o comprovante no app, pode ser que o processo tenha sido interrompido. Verifique seu saldo para garantir que o dinheiro não saiu da conta e tente realizar a transação novamente.

Como comprovar se o comprovante de Pix é verdadeiro?

As pessoas buscam pelo comprovante de Pix porque essa é uma maneira de confirmar que as transações realizadas são seguras e realmente o dinheiro foi enviado. 

No entanto, nem sempre receber um comprovante é sinal que tudo está bem. Existem algumas pessoas que fazem alterações para realizar golpes.

Mas, não precisa tanto se preocupar com isso. Você pode conferir o saldo no seu app e realizar algo assim é muito difícil, geralmente não ocorre! Por outro lado, se está desconfiado de algo pode realizar uma análise do documento que foi gerado.

A maioria das pessoas que aplicam golpes apenas mudam uma coisa ou outra. É possível verificar com facilidade se ele foi editado. Algumas informações podem ficar pouco nítidas ou alguns dados errados. Verifique com atenção!

Não caia em golpes como esse. Afinal de contas, é só necessário ter essa preocupação com transações feitas por pessoas desconhecidas

É possível que um Pix não seja finalizado?

Sim, é possível que um Pix seja interrompido. A principal causa é a falta de interação do sistema. Acontece que a maioria dos envios são feitos entre duas instituições financeiras diferentes e isso faz com que, em alguns casos, uma não consiga responder a outra rapidamente.

Isso faz com que o processo de envio seja realizado, mas não chegue a outra conta. Como o Pix é algo que pretende ser instantâneo, em casos de erros o dinheiro volta direto para sua conta. Mas, basta tentar novamente.

Se isso acontecer mais de uma vez entre em contato com seu banco. Não se preocupe porque não perderá esse dinheiro. Claro que o comprovante de Pix também não será gerado nessa transferência.

Veja seu comprovante de Pix rapidamente e em qualquer lugar!

Você só precisa de poucas ações para conseguir visualizar seu comprovante! Geralmente é um processo que demora alguns segundos e poderá ver todas as informações na tela do seu celular. 

Caso tenha um computador, notebook ou tablet em mãos, o acesso para conseguir o comprovante de Pix é feito pelo Internet Banking. Com isso você terá uma versatilidade maior para comprovar suas transações financeiras. Apenas tenha atenção aos pequenos detalhes citados aqui!