Carregando
0%O Bolsa Família é com certeza um dos programas sociais mais conhecidos em todo o Brasil. Ele é responsável por distribuir renda para famílias mais carentes, mas ainda há muitas pessoas que não sabem como se cadastrar no Bolsa Família.
Apesar de não ser um valor que vai resolver sua vida, aprender como se cadastrar no Bolsa Família é realmente importante. A renda “extra” que receberá será útil para que consiga maior estabilidade financeira. Garanta seu Bolsa Família em poucos passos com nosso guia logo abaixo!
Como se cadastrar no Bolsa Família?
O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que busca beneficiar famílias em situação de extrema pobreza. Para se cadastrar para receber, é necessário seguir alguns requisitos básicos.
O pagamento deve ser o suficiente para algumas pequenas despesas, mas é o suficiente para que muitas famílias saiam da faixa de pobreza extrema.
Para começar o processo de cadastro você deve ir até um CRAS próximo de você. É a partir desses locais que o governo reúne informações sobre pessoas com baixa renda e oferece serviços exclusivos para elas.
E sim, isso vai muito além da Bolsa Família. Caso tenha uma renda baixa pode conseguir cestas básicas, atendimento odontológico e até descontos em algumas compras específicas.
Claro, isso depende somente da sua renda. Entretanto, existem faixas de benefícios de acordo com o quanto você recebe. Basta prestar atenção nisso para garantir alguns benefícios.
Também é um ótimo meio de ter uma segurança financeira maior em caso de catástrofes. Nesses momentos, o governo também oferece alguns auxílios que podem valer a pena solicitar.
Então, o primeiro passo para conseguir sua Bolsa Família é realizar sua inscrição agora mesmo no CadÚnico. Entretanto, apenas é possível fazer isso por meio de um atendimento presencial.
Quem pode participar do Bolsa Família?
O principal requisito para conseguir receber o recurso do governo é ter renda familiar per capita igual ou inferior a R$ 218,00.
Para conseguir saber quanto isso significa na prática, basta realizar uma divisão simples com base em quanto você ganha pela quantidade de pessoas na sua casa.
Lembrando que não é necessário que sejam seus filhos, apenas que façam parte da sua família.
Mas esse não é o único fator importante. Quando você se dirigir ao CadÚnico será necessário informar dados importantes sobre sua família. Isso pode garantir um recebimento a mais por conta dos seus filhos.
Para isso, os funcionários do Cad devem solicitar para você:
- Frequência escolar de, no mínimo 60%, para crianças de 4 a 5 anos de idade;
- Frequência escolar de, no mínimo, 75% para crianças e jovens dos 6 aos 18 anos;
- Carteira de vacinação infantojuvenil;
- Documentos pessoais como RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda (Caso exista).
Também pode ser solicitado outras documentações com base na sua solicitação. No mesmo local em que pode solicitar sua BF também é possível encontrar outros auxílios do governo. Caso se encaixe em algum deles, basta solicitar.
Para conseguir realizar seu cadastro deve ir até alguma unidade do CRAS. Ela é responsável por auxiliar o cidadão para que obtenha diversas vantagens com base em sua renda, além de ser ótima para acessar alguns recursos públicos.
Como atualizar o cadastro do Bolsa Família?
A atualização do cadastro é muito mais fácil do que imagina. Para entender como se cadastrar no Bolsa Família você nota que o processo é um pouco mais longo porque exige sua presença física em algum CadÚnico.
Entretanto, para a atualização você pode baixar o app totalmente de graça no seu celular. Será necessário enviar alguns documentos e também é preciso ter uma conta Gov.Br para conseguir acessar todas as funcionalidades.
Quando estiver nele, basta verificar as informações que precisam ser atualizadas. Caso nada tenha mudado, basta confirmar os dados e pronto!
No entanto, se não sabe como fazer isso da forma correta, a melhor opção é ir até o Cad novamente. Nele os profissionais vão ajudar para que consiga resolver sua questão rapidamente.
Como podem ser muitas informações para atualização, vale a pena contar com a ajuda de alguém para isso.
Há também casos específicos em que alguma documentação extra precisa ser apresentada, então sua presença será fundamental.
Como saber se meu cadastro foi aprovado?
Bem, agora você já sabe como se cadastrar no Bolsa Família. Leve os documentos necessários para que seu problema seja resolvido rapidamente, caso faça isso provavelmente terá seu cadastro realizado em uns 30 minutinhos em boa parte dos CRAS.
Mantenha sempre ele atualizado porque assim garante o recebimento do seu benefício. Há um prazo específico para cada atualização, que precisa ser realizada com base em sua nova realidade financeira.
E tenha em mente que o governo vai averiguar as informações apresentadas por você. Preencha tudo corretamente e evite perder seu benefício!