Carregando
0%Sair do cheque especial pode ser um desafio e tanto para algumas pessoas, tendo em vista a natureza dessa dívida, que pode virar uma bola de neve rapidamente, devido aos juros serem altos.
Dentre os empréstimos, esse pode ser o mais perigoso para suas finanças pessoais, mas há como resolver isso! Se começou uma dívida em qualquer banco, você tem muitas opções para se livrar dessa pendência financeira.
Em geral, a empresa oferece algumas formas de você diminuir os valores para tornar o pagamento mais fácil. Por isso, se a sua intenção é quitar a dívida do cheque especial e limpar o seu nome, vamos mostrar algumas dicas que podem ser bem úteis, confira!
O que é o cheque especial?
É uma linha de crédito que fica pré-aprovada em seu nome, como se fosse um empréstimo que não precisa de análise de crédito na hora.
Geralmente, o banco a oferece como uma extensão dos valores em sua conta corrente e por conta disso, você pode acabar gastando sem perceber.
E isso acontece bastante, sobretudo em empresas que liberam esse valor sem consultar o cliente. É algo que não precisa de uma solicitação formal.
Ou seja, você não precisa pedir limite do cheque especial para o seu banco, pois automaticamente já estará lá na sua conta, pronto para uso.
No final, é sim uma boa opção de empréstimo para quem precisa de dinheiro na hora. Entretanto, atrasos geram juros enormes e prejudicam seu crédito por muito tempo caso não resolva.
Quanto tempo pode ficar no cheque especial?
Se você quer pagar o cheque especial antes de começar a incidir juros, deve realizar o pagamento depois de 10 dias. Dessa maneira, pagará apenas o valor que utilizou, sem acréscimo de nada.
Também há muitos bancos que não cobram nenhuma taxa por serviços extras, então acaba sendo uma opção de crédito muito chamativa. Porém, depois dos 10 dias é que os problemas começam a acontecer.
Primeiramente você terá que lidar com o rápido crescimento da dívida. Depois seu nome pode ficar negativado e os juros ainda vão continuar aumentando suas pendências.
É nesse momento que deve pensar em como sair do cheque especial, pois o débito pode aumentar muito em pouco tempo.
Qual a melhor forma de sair do cheque especial?
Há algumas formas de sair do limite do cheque especial. Mesmo ele possuindo uma taxa de juros muito alta, é possível realizar negociações que diminuam esse valor, facilitando seu pagamento.
Lembre-se que a instituição financeira sempre preza por um pagamento mais rápido, ou seja, ela também está interessada em acabar com a dívida.
Há 3 formas que consideramos mais fáceis para negociar sua dívida, essas são:
- Abrir uma negociação direta com o banco da dívida;
- Trocar o cheque especial por uma dívida mais barata;
- Peça ao banco para reduzir o limite do seu cheque especial.
Realizando ações como essa você não apenas consegue pagar o seu débito, como também se previne para não gastar assim novamente. Caso consiga, recomendamos que faça a negociação da sua dívida a partir de algum outro banco.
Para isso, é necessário solicitar um empréstimo mais barato nessa outra empresa. Em certos casos um crédito pessoal comum já resolve, mas é possível também pedir a portabilidade de crédito.
Essa é a nossa recomendação para sair do cheque especial, para quem não quer ver a dívida aumentar. No entanto, é preciso ter uma boa relação de crédito para chegar a isso.
Como faço para sair do cheque especial?
Primeiramente você vai precisar ter um pouco mais de organização financeira. Se entrou no cheque especial por falta de atenção no seu saldo bancário, agora é hora de rever certos hábitos.
Comece fazendo seu orçamento mensal de gastos. A partir dele saberá exatamente quanto tem na conta e quanto poderá gastar. Assim, o processo de pagamento fica muito mais fácil.
Naturalmente, o cheque especial cria uma dívida absurda com o tempo, principalmente em algumas empresas onde os juros são abusivos. Então, a negociação é o caminho mais fácil.
Basta entrar em contato com o banco no qual tem sua dívida e relatar sua situação. Geralmente, as condições são boas, mas isso ainda afetará sua relação de crédito.
Para quem não deseja ter o crédito alterado, vale a pena solicitar um empréstimo em outro banco. Assim, você faz o pagamento e se vê livre da dívida.
Claro, isso funcionará apenas se tiver um bom histórico no mercado. Além disso, depois do pagamento da nova dívida é fundamental. Se possível, parcele ela com sabedoria!
Qual empréstimo é mais barato que o cheque especial?
Existem diversos empréstimos mais baratos que o cheque especial. Se está buscando uma opção para sair do cheque especial ou simplesmente precisa de um crédito urgente, recomendamos os seguintes:
- Empréstimo Pessoal;
- Consignado privado e público;
- Empréstimo do FGTS;
- Empréstimo com garantia de veículo;
- Empréstimo com garantia de imóvel.
Esses dois últimos conseguem ter taxas incríveis! Entretanto, caso solicite algum valor e não consiga realizar o pagamento dentro do prazo, acabará tendo muitos problemas.
Lembre-se que é seu veículo ou seu imóvel que está em jogo, apenas solicite caso tenha uma boa previsão de pagamento!