Loading
0%O Pix de fato é o futuro para os métodos de pagamento. Com a crescente onda de pessoas utilizando esse método, você pode ter certeza que em pouco tempo somente precisará do seu celular para realizar qualquer compra. Ainda mais com a novidade do Pix por aproximação!
É isso mesmo que leu, você agora pode preparar seu celular para fazer Pix por aproximação de uma forma bem segura e ainda mais prática, sem precisar ficar pedindo a chave Pix da pessoa.
Assim, essa forma de pagamento que já era rápida, vai ficar ainda melhor para o próximo ano. Veja a seguir o que muda e como fazer as transações por aproximação!
O que é Pix por aproximação?
Essa é a novidade mais recente do sistema de pagamentos do Brasil. Agora em menos tempo ainda você consegue realizar um pagamento via Pix, apenas aproximando seu celular um do outro!
Pois é, o que era fácil se tornou ainda mais. No entanto, como ainda não foi aplicado para todos os brasileiros, há certos pontos que precisamos considerar.
Para que a aproximação funcione é fundamental que se esteja próximo de um terminal habilitado. Então, nem todos os vendedores e compradores possuem acesso a isso no momento.
Como se é de esperar, com esse esforço se espera um aumento na praticidade e na segurança das transações. Também há uma tentativa de integrar tudo com o Open Finance.
Então, como pode notar, é uma novidade bem completa que merece sua atenção. Agora ainda está em período de testes, mas logo pode chegar a todos os brasileiros com o máximo de qualidade possível.
Quando vai ser lançado o novo Pix
E falando em lançamento, não poderíamos deixar de falar sobre a data. Bem, até o atual momento a previsão que temos é do início de 2025.
Como as pessoas esperam muito desta funcionalidade, é preciso saber muito bem como a lançar. O Pix foi um grande sucesso exatamente por sua praticidade e agilidade, se esperar algo ainda melhor agora.
Atualmente os métodos de pagamentos estão bem adequados ao mercado. Então, além de serem eficientes, se espera uma boa adesão para que seja muito utilizado.
Dessa maneira, com toda certeza haverá maior conveniência ao realizar determinados pagamentos. Há muito para esperar com relação a essa nova forma de realizar um Pix, então se prepare.
Para que em 2025 esteja preparado para essa novidade, precisa entender melhor como ela funcionará.
Deixando claro que a proposta não é eliminar de vez o Pix comum, apenas oferecer uma solução a mais para algumas situações.
Leve em consideração também que o lançamento pode ter sua data alterada por fatores externos. Até o momento, espera-se a nova função do Pix para fevereiro.
Mas não se preocupe, porque logo conseguirá utilizar esse método e os seus pagamentos vão ser facilitados em grandes níveis. Há muita expectativa no Pix por aproximação.
Como vai funcionar o Pix por aproximação?
Interessante destacar que o funcionamento dessa nova modalidade não será tão estranho para o público. Isso porque a ideia central é realizar ações com base nas carteiras digitais, como o PicPay.
Com uma chave Pix cadastrada em alguma instituição, você já pode começar a usar. Esse processo já acontece com cartões de crédito e débito.
Assim, basta cadastrar no wallet para realizar pagamentos. Além disso, existem certos benefícios garantidos com base nisso, que são:
- Segurança: a tecnologia NFC é realmente segura e oferece um nível elevado de proteção contra fraude;
- Integração com seu Open Finance: isso garante que as transações podem ser verificadas por outros bancos para quais você autorizou;
- Praticidade: claro, a praticidade não poderia faltar, já que torna os processo mais rápidos, eliminando o uso de senhas para transferências manuais.
O fato é que combinar segurança com praticidade foi uma jogada certeira. Todo mundo vai conseguir utilizar o método de pagamento como bem desejar, sem se preocupar com fraudes por um bom tempo. A tecnologia utilizada é excelente para evitar isso.
Claro, se espera que sempre exista atualizações para evitar problemas no futuro. Então, o foco é manter isso para que sua experiência sempre seja melhor.
Mesmo ainda estando em fase de teste, esse é um dos principais focos dessa ação, então se prepare para usar bastante dela!
Como fazer Pix por aproximação
Como se presume que esse método terá bastante uso, já há certas informações com relação a ele que podem ser úteis. No momento em que desejar fazer um Pix por aproximação, você deve:
- Verificar se o seu dispositivo consegue suportar a tecnologia NFC;
- Habilitar o NFC nas funcionalidades e configurações do seu dispositivo;
- Aproximar o dispositivo do terminal para realizar a transação;
- Confirmar o pagamento e aguardar a confirmação por parte do banco.
A boa notícia é que não leva muito tempo para fazer isso. Depois de habilitar seu NFC o processo consegue ser muito mais rápido, custando apenas alguns segundos.
A ideia é que ele consiga apresentar um funcionamento ainda mais prático que o Pix comum!