Carregando
0%Quando você é demitido, o Seguro-Desemprego é um dos direitos que você tem para receber, desde que você tenha trabalhado durante o período mínimo de solicitação. E, se isso aconteceu com você recentemente, é melhor saber como consultar Seguro-Desemprego pelo CPF para poder se organizar financeiramente.
A demissão é, sem dúvidas, um momento delicado e muitos trabalhadores ficam perdidos sem saber por onde começar a resolver tudo. Por isso, para você ficar preparado, continue lendo para aprender como consultar Seguro-Desemprego pelo CPF e organizar as suas finanças enquanto não encontra um emprego novo.
Como saber o valor do meu Seguro-Desemprego?
Como falamos, o Seguro-Desemprego é um direito que o trabalhador pode receber quando for demitido sem justa causa.
O intuito dele é dar um tempo a mais para que as pessoas que acabaram de perder o seu emprego possam se organizar financeiramente enquanto nada novo trabalho aparece.
Geralmente, ele varia de 3 a 5 parcelas, dependendo de quanto tempo você teve a sua carteira assinada pelo regime CLT.
O valor que você recebe também depende de algumas informações da sua carteira de trabalho, como a média dos seus três últimos salários.
Para saber quanto você vai receber, você precisa calcular a média do valor que você recebeu nos últimos três meses que você trabalhou antes de ser demitido.
Assim que você tiver essa média, deve olhar na tabela do Seguro-Desemprego para saber quanto vai receber de acordo com a sua faixa salarial.
Lembramos só que o valor do benefício não pode ser inferior ao salário mínimo do que você recebe. Em 2024, por exemplo, o valor é de R$1.412,00 e isso é o mínimo que você pode receber.
Passos de como consultar Seguro-Desemprego com CPF
Você também consegue descobrir todas as informações de quanto vai receber e quantas parcelas tem direito se souber como consultar Seguro-Desemprego pelo CPF.
Assim você vai conseguir se organizar financeiramente, para começar a procurar um novo emprego o quanto antes.
E também não vai ficar desamparado enquanto não encontrar uma nova oportunidade, pois receberá um benefício para seguir pagando as suas contas do mês.
Para que você aprenda como consultar Seguro-Desemprego pelo CPF de uma maneira rápida, preparamos um passo a passo de todos os lugares onde você consegue conferir suas parcelas. Continue lendo e confira os principais canais!
Portal Emprega Brasil
O Portal Emprega Brasil é uma das opções de como consultar Seguro-Desemprego pelo CPF.
Você consegue fazer isso tudo online, o que é super prático. Basta acessar o site do Portal e fazer o login com a sua conta do Gov.br.
Assim que você entrar, é só selecionar a página “Seguro-Desemprego” e clicar em consultar para ter acesso às informações do seu benefício.
O bom de ter uma conta no Portal do Emprega Brasil é que você também consegue conferir outras informações, como:
- Carteira de Trabalho Digital;
- Benefício TAC-Taxista;
- Benefício Emergencial;
- Abono Salarial.
Além disso, você ainda consegue buscar por oportunidades de emprego de acordo com o seu perfil profissional!
Site da Caixa Econômica Federal
A Caixa Econômica Federal é a instituição responsável pelo pagamento do benefício, então o site do banco também é uma opção de como consultar Seguro-Desemprego pelo CPF.
Na plataforma, você consegue conferir todas as informações relacionadas às suas parcelas do benefício, além de outras coisas.
O primeiro passo é entrar no site da Caixa Econômica Federal e pesquisar “Seguro-Desemprego” no ícone de lupa.
Você será redirecionado para o Portal do Cidadão, onde deve inserir o seu CPF e validar a sua identidade por e-mail.
Em seguida, poderá clicar na área de “Seguro-Desemprego” e em “Consultar Parcelas” para poder conferir o que você tem direito a receber.
Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
Outra maneira de como consultar o Seguro-Desemprego pelo CPF é baixando o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS).
Além disso, você também consegue dar entrada no seu seguro! E consegue fazer outras coisas também, como ver os seus Contratos de Trabalho, solicitar o abono salarial e o benefício emergencial, ver o extrato CADEG e muito mais.
Para fazer a consulta, você deve:
- Baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trabalho;
- Entrar com a sua conta do Gov.br;
- Procurar pela área de benefícios e clicar em “Seguro-Desemprego”.
Seguindo esse caminho você consegue consultar todas as informações que precisa e também fazer a solicitação do benefício.
Mas, lembre de ter sempre as suas mãos alguns documentos, dentre eles:
- O requerimento do Seguro-Desemprego.
- O seu número do PIS/PASEP, extrato atualizado ou o seu Cartão Cidadão.
- Carteira de Trabalho e Previdência Social.
- Os documentos da sua rescisão de trabalho.
- Documento de identificação, como RG e CPF.
- Os seus três últimos contracheques de pagamento.
- Comprovante do saque do FGTS.
Aproveite para baixar o app para conseguir resolver tudo em um lugar só, fica muito mais fácil e quanto antes você conseguir solicitar o seu benefício, mais cedo vai ser aprovado para começar a receber!
Aprendeu como consultar o Seguro-Desemprego pelo CPF?
Essa é uma notícia que pega muitas pessoas de surpresa e que pode acontecer a qualquer momento, infelizmente.
Por isso, saber como consultar o Seguro-Desemprego pelo CPF pode te ajudar a se preparar para voltar ao mercado de trabalho. Assim, você consegue ter um auxílio financeiro para se organizar enquanto outro trabalho aparece.
O Seguro-Desemprego é um benefício bem importante, porque muitas pessoas ficam perdidas depois que perdem o seu emprego.
Mas, só de saber que você não vai ficar 100% desamparado para pagar as suas contas, é algo que te ajuda a pensar com calma durante esse momento tão difícil mas que irá passar!