Buscando Empréstimo
0%Por ser aprovado de maneira fácil, o consignado é um dos mais procurados por aposentados, pensionistas, servidores públicos ou então funcionários de empresas com convênios em bancos que oferecem esse tipo de empréstimo. Mas, e se você se arrepender, é possível cancelar um empréstimo consignado?
Quando você contrata esse tipo de serviço, as parcelas são descontadas direto da sua folha de pagamento. Por isso, cancelar um empréstimo consignado pode não ser uma tarefa tão fácil. Quer saber o que você tem que fazer, então? Continue lendo para descobrir como desistir do seu consignado!
Pode cancelar empréstimo?
O empréstimo consignado é um tipo de crédito bem procurado porque ele é fácil de ser aprovado, já que as parcelas são descontadas diretamente do seu salário.
Só que apesar dele ser bem vantajoso para as duas partes, pode ser que alguém ainda queira cancelar por algum motivo. E, quando isso acontece, o que fazer?
Como falamos, cancelar um empréstimo consignado pode não ser a tarefa mais simples. Isso porque geralmente isso só ocorre porque aconteceu algum tipo de fraude, ou seja, se alguém usar o seu nome sem a sua autorização.
A boa notícia é que, apesar de ser difícil, não quer dizer que é completamente impossível. Caso você se arrependa, o Código de Defesa do Consumidor te dá o direito de cancelar uma compra em até sete dias.
E você pode tentar usar isso para cancelar o empréstimo consignado que você solicitou, seja porque você não gostou do atendimento ou porque ficou inseguro, entre outros motivos.
Ainda existe uma outra maneira de poder se desvincular do empréstimo consignado, e é antecipando o pagamento total da dívida restante.
Para isso, você pode tentar renegociar a dívida entrando em contato com o banco ou a instituição que fez o seu contrato.
Então, se você está pensando em cancelar empréstimo consignado, continue lendo para saber direitinho o que você vai precisar fazer!
Quem tem direito à suspensão do empréstimo consignado?
Os casos em que acontecem a fraude podem cancelar empréstimo consignado de maneira mais simples, ou melhor, menos complicada.
Isso porque apesar do cancelamento ser aceito com mais facilidade, você vai precisar resolver outras questões legais.
Quando uma pessoa estranha pega os seus dados e solicita um empréstimo sem a sua autorização, você está sendo vítima de uma fraude.
E, caso isso aconteça e você comece a ter o desconto indevido no seu salário, acione o quanto antes um advogado e a Central de Atendimento do INSS.
Assim que a reclamação for recebida, os bancos e as instituições possuem até dez dias úteis para reembolsar as vítimas.
Para evitar que isso aconteça com você, não compartilhe os seus dados com pessoas estranhas ou com quem não trabalha no seu banco nem no INSS.
Lembre-se que documentos pessoais também podem ser fraudados, por isso fique atento sempre que precisar entregar cópias.
Outra coisa para evitar é fazer empréstimos consignados para outras pessoas. Nunca entregue as cópias dos documentos e os dados, pois essa pessoa pode também acabar sendo vítima de fraude, sem nem saber.
Por fim, nunca assine nada sem saber do que o documento se trata! A sua assinatura também pode ser fraudada e usada em outros tipos de golpes.
E, por fim, também é possível solicitar o cancelamento de um empréstimo caso tenha feito de maneira remota, como um empréstimo online ou no caixa eletrônico.
Quanto tempo tenho para desistir de um empréstimo?
Se por algum motivo você se arrependeu e quer cancelar um empréstimo, fique tranquilo que você consegue desistir em até sete dias corridos a partir do momento que assinou o contrato.
E o que você vai precisar fazer é entrar em contato com a instituição que você assinou o contrato para poder solicitar o cancelamento.
Lembre de anotar o número de protocolo para ter tudo documentado sobre o pedido, pois assim vai ser mais fácil de acompanhar a sua solicitação.
O banco também deve te orientar sobre como devolver o dinheiro e sobre quanto tempo você vai ter para fazer isso.
Adiantamos que você vai precisar devolver o valor inteiro que recebeu, mas não se preocupe que não vai precisar pagar taxas nem juros.
Inclusive esse processo de desistência não vale só para empréstimos, pois é o que diz no Código de Consumidor.
Então, caso você se arrependa de qualquer produto que comprou ou serviço que contratou, terá a opção de desistir em até sete dias corridos.
Como cancelar um empréstimo consignado?
Como falamos, cancelar empréstimo consignado não é a tarefa mais fácil. Mas, você consegue fazer isso se:
- Entrar em contato com a instituição que liberou o seu empréstimo;
- Solicitar o processo de cancelamento;
- Devolver o valor completo do empréstimo;
- Aguardar a desaverbação do contrato.
Durante todo o processo, registre todas as etapas para facilitar o acompanhamento da solicitação e evitar problemas no futuro.
Aposentados e pensionistas podem entrar em contato com o INSS para cancelar empréstimo consignado. Os meios para fazer isso são: o site do INSS, o app do Meu INSS ou então ligando para o número 135.
Uma outra maneira de tentar se libertar do empréstimo é através da negociação da dívida. Você pode tentar reduzir o número de parcelas para poder acabar as prestações mais rápido ou então pagar tudo de uma vez, caso consiga.
Se arrependeu e quer cancelar empréstimo consignado?
Seja qual for o motivo, saiba que é possível. Pode não ser a tarefa mais simples, mas o Código do Consumidor garante essa opção caso você não se enquadre nos casos de fraudes.
Só lembre de respeitar os prazos e solicite a desistência em até sete dias corridos. Apesar do empréstimo consignado ser muito bom, a gente sabe que pode acontecer das pessoas pensarem melhor e quererem desistir.
Por isso, é sempre bom sabermos os nossos direitos e o que devemos fazer nessas situações! E esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado nisso!