Carregando

0%

As férias são a hora mais esperada depois de passar um ano inteiro trabalhando, não é? E, segundo a lei, caso você trabalhe com carteira assinada, vai ter direito a tirar 30 dias de descanso por ano trabalhado, além de receber um pagamento do terço de férias junto com o seu salário do mês.

Então, se você quer se programar para fazer algo diferente nos seus dias de férias que estão chegando, saiba como funciona o seu pagamento e como calcular o terço de férias abaixo!

Assim, você consegue decidir como aproveitar melhor os seus dias de descanso, seja viajando ou então passando em casa com a família. Vamos conferir?

O que é um terço de férias?

Todo trabalhador que tem a carteira assinada recebe um benefício toda vez que entra de férias: o terço de férias.

Ele é um pagamento adicional ao salário, que tem como objetivo dar mais oportunidades de o trabalhador aproveitar os seus dias de descanso.

Mas, para ter direito a esse benefício, o empregado precisa ter trabalhado no mínimo 12 meses, ou seja, um ano na empresa.

O valor que o trabalhador vai receber extra é referente a um terço do valor do seu salário, que é adicionado ao salário normal, já previsto para ser pago no mês de férias.

Tudo vai entrar na sua conta, geralmente, dias antes do trabalhador começar o período de descanso combinado.

Veja o que diz a lei sobre ⅓ das férias

Como falamos, o terço de férias é um direito previsto em lei e está em vigor desde 1988, na Constituição Federal.

O Artigo da Lei garante que os trabalhadores urbanos e rurais vão ter o direito a tirar férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o valor do seu salário normal.

Isso quer dizer que, toda vez que você for tirar os trinta dias de descanso do trabalho, irá receber o seu salário integral com um adicional de um terço do valor.

Assim você vai poder aproveitar as férias da melhor maneira, sem se preocupar tanto com o lado financeiro, para voltar ao trabalho bem descansado.

Qual é o valor de um terço de férias?

Como o valor do terço de férias é equivalente a 33,3% do seu salário, se você quiser definir o valor dele, vai precisar fazer o cálculo.

Ele recebe esse nome porque é um adicional que corresponde, literalmente, a um terço do seu salário. Então, ele vai depender de quanto você ganha por mês.

Mas, para você ser uma ideia, se você ganhar três mil reais por mês, por exemplo, o benefício do terço de férias vai ser mil reais.

Quando deve ser pago o terço de férias?

Todas as regras do terço de férias são previstas pela lei, inclusive a data que o pagamento deve ser feito.

E, segundo o que foi definido, o trabalhador deve receber esse valor antes das suas férias começarem, em até dois dias antes do período de descanso se iniciar.

O pagamento também deve ser feito nos dias úteis, seguindo o calendário definido pela empresa. Ou seja, você não deve receber ele nos finais de semana ou em algum feriado.

Além disso, a empresa deve sempre comunicar as férias ao trabalhador, deixando o período bem definido e informando o valor do terço de férias com antecedência.

O que é descontado do terço de férias?

O terço de férias é um benefício e direito do trabalhador, então ele não deve ser descontado no mês seguinte quando o empregado voltar a trabalhar.

Porém, ele pode sofrer alguns descontos exigidos por lei, como o desconto do INSS e o do Imposto de Renda. Esses descontos devem ser calculados e retirados do total bruto do salário.

Quem tem direito a receber um terço de férias?

O direito a um terço de férias é exigido para aquele trabalhador que tem a Carteira de Trabalho assinada e que já completou um ano inteiro de trabalho na empresa.

Um ponto importante a lembrar é que, hoje em dia, é muito comum que as empresas contratem os empregados como MEI. Nesses casos, eles não vão possuir o direito ao adicional.

O que muitas empresas fazem, na verdade, é oferecer alguns dos direitos do contrato de CLT em forma de benefícios para os funcionários, mesmo que o vínculo seja MEI.

Porém, destacamos que isso não é uma regra. Isso vai variar de acordo com o posicionamento de cada empresa.

Saiba como é calculado o 1/3 de férias

Como a gente já falou, o terço de férias é calculado de acordo com o salário que você recebe.

É uma conta bem fácil de fazer, na verdade, você não precisa fazer nenhum cálculo muito complexo.

Você só precisa pegar o valor total do seu salário, dividir por três e somar ao seu salário.

Vamos ver um exemplo para ficar mais fácil de entender?

Digamos que Felipe marcou as suas férias para a próxima semana e ele recebe um salário de três mil reais por mês.

Um terço de três mil é mil reais. Então, adicionando esse valor ao salário completo de Felipe, ele irá receber quatro mil reais antes de sair de férias.

Vai finalmente tirar dias de descanso no trabalho? Aproveite para descobrir quanto vai receber calculando o terço de férias.

Não tem como negar que, depois de 12 meses trabalhando, tudo o que a gente mais quer é tirar uns dias para relaxar.

E o terço de férias é um direito trabalhista que vai justamente ajudar a gente a fazer isso, já que você vai receber um adicional ao seu salário para curtir as suas férias.

Por isso, aproveite para calcular o valor que você vai receber antes de sair de férias para poder definir de uma vez por todas como vai aproveitar os seus dias livres da melhor maneira!

Sabendo quando a gente vai receber, fica bem mais fácil se programar para viajar ou então para fazer alguma programação especial com a família!