Carregando
0%A chave do FGTS é um recurso muito interessante para que sua rescisão consiga ser validada. A partir dela o trabalhador tem maior facilidade para conseguir realizar operações com seu dinheiro, como a própria consulta.
No entanto, muita gente não sabe disso. Alguns profissionais apenas conferem saldos a partir da própria agência da Caixa, o que pode ser realmente uma grande perda de tempo, tendo em vista que algumas exigem um grande deslocamento. Hoje vamos ensinar para você como utilizar a chave do FGTS para facilitar suas solicitações!
O que é a chave do FGTS?
É um recurso bem prático, utilizado para que o trabalhador tenha total liberdade para verificar informações como saldo, transferências e saques da sua conta do FGTS. Fundamental para aqueles que foram demitidos de alguma empresa.
A geração dessa chave passa por um processo que não leva muito tempo. E, apesar de ser uma espécie de senha, você não precisa se preocupar em decorar ela para sempre, já que o seu uso é de acordo com a demissão do trabalhador.
O código é gerado pela própria Caixa Econômica Federal e, claro, é fundamental que não fale dele para ninguém.
É algo para uso pessoal e que pode deixar expostas algumas informações pessoais importantes.
De toda forma, é muito útil para quem deseja saber a data em que seu dinheiro estará disponível. Caso não consiga gerar essa chave, será preciso ir até uma agência!
Muita gente não sabe da existência desse recurso, apesar dele ser bastante útil. Por isso, a seguir mostraremos com mais detalhes como funciona essa chave do FGTS e porque deve utilizar!
Como funciona a chave do FGTS?
Basicamente, essa chave funciona como um código único para cada conta do FGTS. Em outras palavras, apenas você pode realizar consultas ao seu saldo a partir dela.
No geral, é criada exatamente após a rescisão do contrato de trabalho. Serve como uma espécie de validação desse processo e garante ao funcionário uma liberdade maior para verificar seu saldo e saber quanto vai receber.
Lembrando que para receber seu FGTS o trabalhador deve ter sido demitido sem justa causa, ok?
Apenas por meio dessa situação você conseguirá realizar operações como saques, transferências e consulta de valores.
Outras situações em que você também pode receber a chave é quando há demissão com acordo. No caso da sua aposentadoria também!
Entretanto, caso exista demissão por justa causa, seu FGTS não poderá ser acessado por meio dela.
Sendo assim, esse não é um método utilizado em programas como o Saque-Aniversário. Afinal de contas, esse tipo de saque possui uma série de outras regras e restrições.
Como gerar a chave FGTS?
Assim que acontecer uma dispensa sem justa causa, é essencial que o trabalhador entre em contato com a CEF. A Caixa é o banco que oferece o serviço de geração de chaves do FGTS.
Você deve realizar o processo de criação da sua a partir do site Conectividade Social. Não é muito complicado, mas precisará de alguns documentos. O trabalhador deve apresentar:
- Documento original com foto;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- CPF;
- Cartão Cidadão;
- TRCT.
O Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho é um documento formal emitido no momento da rescisão do seu contrato. Toda empresa deve apresentar o seu, então basta solicitar.
Acaba sendo um documento fundamental para que as verbas da demissão sejam pagas. Garante ao trabalhador todos os seus direitos pelo tempo de serviço na empresa.
A seguir mostraremos como pode baixar o app FGTS em seu celular e realizar o saque do dinheiro por meio da chave.
Não se preocupe porque esse processo é totalmente de graça e o aplicativo está disponível para Android e iOS.
Como sacar o FGTS com a chave?
Assim que o trabalhador recebe a chave ele já pode começar o processo de saque. Entretanto, lembre-se que a solicitação pode levar até 5 dias para análise. Pode ser feita totalmente pela internet.
Como dito, é muito fácil realizar o processo de saque com a chave do FGTS. No entanto, será necessário que tenha o app baixado no seu celular. Veja como fazer:
- Acesse o app do FGTS com seu CPF e senha;
- Agora selecione “Você possui valores liberados para saque”;
- Escolha a opção para receber os valores como desejar;
- Você pode cadastrar uma conta corrente ou ainda sacar em locais físicos, de atendimento para saques;
- Pronto! Agora os valores devem ser liberados em até 5 dias, no canal escolhido para receber.
É um processo realmente fácil de realizar. No caso de outras situações em que a chave não é gerada tão facilmente, será necessário resolver por meio da internet ou indo até uma agência Caixa.
Esses são os métodos mais fáceis para que consiga resolver seus problemas e receber seu dinheiro o quanto antes!