Carregando
0%Muitas pessoas não sabem, mas se você tem mais de 60 anos e possui uma renda inferior a 2 salários mínimos, a carteira do idoso pode ser uma ferramenta incrível para que você consiga receber alguns benefícios exclusivos do governo.
Esse é o documento é uma comprovação de renda que garante transporte gratuito. É também possível receber 50% de desconto em viagens para fora do seu Estado. Gostou? No artigo de hoje vamos destacar como funciona a carteira do idoso e como pode a solicitar, aproveite!
O que é a carteira do idoso?
É uma carteira feita para a comprovação de renda das pessoas que possuem mais de 60 anos. Graças a ela, você pode conseguir uma série de benefícios, como descontos enormes em viagens.
Também conhecida como “Carteira da pessoa idosa”, ela é muito comum entre os aposentados e pensionisas da Previdência Social (INSS).
Entretanto, nem todo mundo conhece esse recurso. Para conseguir o utilizar é fundamental que sua renda seja inferior a 2 salários mínimos.
Como se pode notar, essa ação nada mais é que uma tentativa de inclusão social. O governo utiliza para que seja mais fácil realizar algumas compras e os cuidados com os idosos sejam redobrados.
Se você quer conhecer um pouco mais sobre as suas funcionalidades, hoje vamos destrinchar tudo com o máximo de cuidado possível. Assim você já pode terminar esse artigo e buscar a solicitação da sua!
Para que serve e quem tem direito?
A principal função é comprovar a renda do idoso. Não há nada além disso! Entretanto, a partir do momento em que essa comprovação é feita você já deve realizar algumas outras ações para conseguir receber diversos benefícios.
Toda pessoa com mais de 60 anos e que possui uma renda inferior a 2 salários mínimos tem direito a essa carteira. Ademais, não há como a solicitar, já que o critério de renda e idade são os únicos presentes aqui.
Lembrando que essa carteira é válida em todo o Brasil, sendo obrigatória sua aceitação por todas as empresas de transportes do país.
Como funciona a carteira do idoso?
Basicamente, o idoso recebe essa carteira e pode apresentá-la em diferentes locais para receber passagem gratuita ou ainda descontos em serviços específicos.
Mas é claro que ela vai um pouco além! Como dito, a carteira do idoso é feita para a comprovação de renda.
Em geral, a validade da carteirinha do idoso é de 2 anos, sendo um benefício social garantido pela Lei 10.741/03. Após esse prazo, é preciso renovar.
Com relação a carteira em si, constam os seguintes dados:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Número do Documento de Identificação;
- Número do CPF;
- Número do NIS;
- Data de expedição e validade;
- QR Code com código alfanumérico.
Quais os benefícios da carteirinha do idoso?
Se você pensou que a carteirinha do idoso iria servir apenas para realizar algumas compras, saiba que as vantagens vão além. Você receberá, acima de tudo:
- Gratuidade em viagens interestaduais;
- Prioridade quando o assunto é acesso a estabelecimentos públicos e privados.
E você não precisa pagar nada por isso, ok? Apesar de oferecer essas vantagens, não há cobrança em nenhum momento! Desde sua solicitação até o recebimento da carteira, você não deve pagar nada!
Como renovar a carteira do idoso?
Você deve renovar a partir de um certo período de tempo. Não se preocupe porque esse é um processo bem simples de realizar e você recebe ela direto em sua casa. Entretanto, é fundamental não mentir sobre os dados de renda.
O processo de renovação é fundamental e deve acontecer com o máximo de cuidado possível. Se você ainda não realizou a renovação, recomendamos que faça isso o quanto antes.
Muito tempo sem alterar seu cadastro pode fazer com que seus benefícios sejam cancelados e, por sua vez, a carteira será inútil para você!
Como solicitar a carteira do idoso
Recomendamos que faça sua solicitação de maneira online. É muito fácil realizar o processo e você finaliza ele em menos de 10 minutos.
Basta ter um computador ou celular com acesso a internet e realizar o seguinte processo:
- Acessar o site oficial da Carteira do Idoso;
- Agora você precisa clicar no botão “Iniciar”;
- Agora clique em “emitir carteira;
- Entre com sua conta Gov.br para agilizar o processo;
- Insira seu nome de usuário e senha para entrar;
- Preencha as informações referentes ao seu RG para continuar;
- Agora é só concluir a baixar o documento.
Viu só como é simples. Você pode imprimir essa carteira para tornar o processo de comprovação ainda mais simples. Em pouco tempo faz isso e pode utilizá-la em diferentes locais do país. Aproveite agora!
SOLICITAR CARTEIRA DO IDOSO AGORA
Aproveite todos os recursos da carteira do idoso!
Há bons recursos na Carteira do Idoso que recomendamos que você utilize com certo cuidado. As viagens, por exemplo, recebem entre 50% e 100% de desconto.
Agora que sabe disso, que tal começar a emitir a sua agora mesmo? Não vai custar muito tempo e com ela em mãos já consegue aproveitar de diferentes benefícios, por isso é tão importante saber como a emitir e os critérios básicos para a solicitar!