Carregando

0%

O termo “Black Fraudese popularizou nos últimos anos porque é uma forma de demonstrar que algumas ofertas da Black Friday não condizem com a realidade.

Pois é, nem sempre os 70% de descontos oferecidos são de fatos reais, mesmo quando há uma evidente diminuição nos preços!

Mas o que isso quer dizer na prática? Bem, podemos considerar que algumas datas comemorativas importantes trazem sim ótimas promoções, mas a Black Friday tende a contar com muitos problemas em virtude da quase “obrigatoriedade” do evento. A partir disso surgiu a expressão “Black Fraude”!

O que quer dizer “Black Fraude”?

Bem, fraudes acontecem o tempo todo, mas o que torna essa em específico especial é o evento. A Black Friday é um dos momentos mais importantes para o consumidor, pois consegue oferecer oportunidades incríveis de compra. 

Entretanto, também acaba sendo algo bem problemático, pois muitas lojas relatam estar começando a oferecer ofertas e não fazem isso.

Isso gera uma grande frustração nos consumidores. Nesse momento, o que se pode fazer é começar a identificar melhor essas fraudes.

Elas acontecem de diversas formas e acreditamos ser fundamental que entenda melhor sobre elas para garantir que está evitando todas.

Exemplos de Black Fraude no Brasil

Uma das fraudes mais comuns no Brasil é a criação de lojas virtuais falsas com preços bem abaixo da média.

Isso é algo que engana muitas pessoas, visto que nessa data realmente se espera preços muito abaixo, principalmente em lojas famosas.

Os golpistas podem se aproveitar do nome da empresa para garantir que o usuário da internet seja enganado.

Exemplo disso é com as Americanas, que quase todos os anos são vinculadas a golpes, mas que na verdade acontecem por conta de outras pessoas.

Por isso, em certos casos acaba sendo difícil encontrar uma relação tranquila entre as empresas durante essa data. A Black Fraude não é realmente um termo presente, muito pelo contrário, ele é totalmente inventado, mas que faz todo sentido com a realidade.

Leia mais: Melhores formas de pagamento na Black Friday

Outro exemplo de golpe são em lojas realmente oficiais. Isso acontece quando aumentam bastante o preço de um produto pouco antes da data da promoção e logo em seguida diminuem novamente para parecer uma super promoção.

Como identificar práticas enganosas na Black Friday?

Bem, claro que há como identificar e se proteger desses golpes. Na verdade, hoje é até um pouco mais fácil porque a informação sobre os golpes chegam as pessoas de maneira muito mais rápida, deixando todo mundo atento a determinadas questões.

Veja a seguir algumas das formas que indicamos para que evite problemas durante essa data de grandes ofertas:

  • Verifique o site em que está comprando;
  • Visualize se o domínio está realmente no nome daquela pessoa, principalmente por meio do termo https, que deve aparecer na maior parte das lojas;
  • Verifique o preço do produto antes e durante a promoção (há sites e apps para isso);
  • Desconfie sempre de preços muito baixos.

Esse último elemento acaba sendo muito importante porque a estratégia dos golpistas costuma ser oferecer bons produtos com preços muito abaixo da média.

Já nas empresas oficiais, vale a pena verificar os descontos oferecidos e o preço antigo do produto, para ter certeza que de fato o valor é justo.

Como se proteger?

A principal proteção para considerar é a sua atenção a determinados fatores. Se proteger não é nada complicado, mas há uma necessidade de atenção redobrada e, principalmente, de calma durante as suas compras.

Sabemos que isso pode não ser possível, visto que há sempre uma pressão para comprar o quanto antes e não perder a oferta.

Leia mais: Contas digitais para você ganhar cashback na Black Friday

Então, a nossa recomendação é que sempre entre diretamente no site da empresa que vende o produto e não entre em links enviados por terceiros ou ainda presentes em redes sociais como o Instagram.

Pode até não parecer, mas isso realmente faz uma grande diferença. Apesar de o trabalho ter a atenção redobrada, essa é a melhor forma de garantir compras seguras.

Sem contar que também é uma maneira de visualizar os preços diferentes em algumas lojas distintas, escolhendo sobre os melhores valores.

Black Fraude: escolha os melhores locais para comprar!

Agora que você já sabe qual o sentido da palavra Black Fraude, sabe também como evitar. Há maneiras muito simples de fazer isso, então não precisa ficar com medo de realizar suas compras quando for a hora certa. Apenas tenha certeza de estar nos locais corretos para comprar seus produtos.

A Black Friday está chegando e com ela sabemos que algumas preocupações surgem. Siga as dicas desse post para evitar problemas e tente comprar em lojas físicas para conseguir bons descontos e o máximo de confiança possível. Vale a pena para melhorar ainda mais sua análise sobre os preços e comparar com cuidado!