Cargando

0%

Para pessoas que possuem alguma deficiência, contar com auxílios é uma ótima forma de ter um dinheiro mensal garantido ou ajuda de benefícios que propiciem uma maior qualidade de vida. Mas, você sabia que existe o Auxílio Inclusão?

Se você ainda não sabia da existência desse recurso, saiba que está na hora de aprender mais sobre ele. Talvez seja sua oportunidade de conseguir melhores condições financeiras  e parar de se preocupar com a falta de dinheiro. Vem conhecer mais sobre o Auxílio-Inclusão!

O que é um Auxílio-Inclusão?

O Auxílio-Inclusão à Pessoa com Deficiência é um benefício em forma de assistência, que é pago pelo INSS a pessoas com algum tipo de deficiência.

Publicidade
Publicidade

Este benefício do governo tem como objetivo principal permitir que essas pessoas tenham uma fonte de renda mensal fixa.

Atualmente, é pago o valor de meio salário mínimo para a pessoa com deficiência, inclusive pode acumular com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

É um incentivo maravilhoso para quem precisa de dinheiro, oferecido especialmente para as famílias de baixa renda.

Publicidade

Como funciona o Auxílio Inclusão?

Em geral, a pessoa se cadastra no benefício do governo e passa por uma análise, para validade se tem direito a receber, considerando os pré-requisitos básicos.

O Auxílio-Inclusão é válido juntamente com o BPC, sendo um valor mensal fixo para que a pessoa com deficiência que pretendem ingressar no mercado de trabalho.

O objetivo dele é promover uma melhoria nos recursos oferecidos para pessoas com deficiências. De fato, faz uma grande diferença para essas pessoas que tanto precisam de auxílio na hora de entrar no mercado de trabalho.

Quanto tempo dura o Auxílio-Inclusão?

O tempo é variável e indeterminado. Se você fizer sua solicitação e começar a receber, sempre haverá novas análises com base no seu padrão de vida para que saibam a hora de parar de oferecer esse recurso financeiro.

Entretanto, fica claro também que a sua renda é o principal fator. Enquanto seguir todos os requisitos para receber seu dinheiro, não precisa se preocupar com nada, ele estará em sua conta todo mês.

Além disso, caso depois de conseguir um bom emprego a pessoa seja demitida, ela volta a receber o BPC. Isso faz com que essa pessoa tenha uma certa segurança para lidar com certas adversidades que devem surgir.

Você não precisa se preocupar muito com a duração. Muito pelo contrário, agora é fundamental focar em conseguir se desenvolver melhor no mercado de trabalho. Isso fará uma completa diferença para seu futuro. 

Quem tem direito ao benefício Auxílio-Inclusão?

Como dito, é preciso seguir uma série de requisitos para conseguir receber seu dinheiro. No entanto, o ponto mais importante é ter um laudo que comprove que você é uma pessoa com deficiência

É assim que funciona o Auxílio Inclusão. Entretanto, além disso é necessário cumprir com determinadas regras

Essas são expressas diretamente pela lei e precisam ser seguidas. Veja algumas delas:

  • Ter deficiência em grau moderado ou grave;
  • Estar recebendo o BPC antes de começar atividade remunerada;
  • Ter tido o BPC suspenso quando entrou no mercado de trabalho;
  • Ter renda familiar per capita inferior a ¼ do salário mínimo;
  • Estar inscrito no CadÚnico, com perfil atualizado;
  • Estar com seu CPF regular no momento do pedido.

São todas ações importantes para receber. Enquanto ainda não fez sua solicitação, recomendamos também que comece a reunir os documentos necessários para isso. 

Como solicitar o Auxílio Inclusão?

Existem algumas formas de solicitar o seu Auxílio Inclusão. Todas na verdade são bem simples de realizar. Apenas precisa de um celular, de preferência com um bom acesso a internet.

Com isso em mãos é muito mais fácil realizar as ações que desejar. Veja a seguir algumas das opções que possui para que possa solicitar com o máximo de segurança possível:

  • Pela plataforma meu INSS;
  • Por telefone (135).

Apesar de ser possível apenas tirar algumas dúvidas via e-mail, acaba sendo uma opção ágil para conseguir se comunicar. Apesar disso, a melhor opção é com toda certeza a plataforma Meu INSS.

Você pode baixar o app ou utilizar o site para conhecer mais sobre os recursos oferecidos. Você poderá enviar toda sua documentação a partir dela!