Carregando
0%Você já ouviu falar do Auxílio Creche? Esse é um recurso pago para algumas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, e por conta disso precisam de ajuda para pagar a educação de suas crianças. Esse é um recurso muito necessário para melhorar as condições de vida de algumas pessoas.
Entretanto, mais importante que conhecer o Auxílio Creche e saber como o solicitar. Apesar de não ser muito falado, o processo é na verdade muito fácil e pode ser realizado em pouco tempo. Hoje vamos ensinar como fazer isso rapidamente!
O que é e como funciona o Auxílio Creche?
É um benefício oferecido por algumas empresas para que os colaboradores consigam pagar a educação de seus filhos com o máximo de conforto possível. Esse se deseja a ajudar nas despesas de creches e estabelecimentos similares.
Importante mencionar que esse é um tipo de benefício que toda empresa com mais de 30 funcionários deve oferecer, pois está previsto nas leis trabalhistas.
Por isso, se ainda não recebe, mas precisa, é fundamental que se informe melhor sobre a solicitação.
Geralmente o recurso é oferecido para mães, porém em alguns casos podem ser oferecidos para qualquer pessoa que cumpra o papel de cuidador.
Vale destacar que o recurso é oferecido para crianças de até 6 anos de idade incompletos. É uma ótima recurso para custear todos os gastos na educação que essa criança possui.
Afinal de contas, deixá-la na creche também é uma forma dos pais terem mais tempo e segurança para desempenhar seus papeis na empresa.
Quem tem direito?
Como dito, geralmente é oferecido para mães trabalhadoras, mas em determinados casos é possível que o recurso seja estendido para aqueles que cumprem papel de pais ou cuidadores daquela criança.
É fundamental que ela tenha até 6 anos de idade incompletos para que você consiga solicitar. Além disso, o valor é pago por filho, ou seja, se há mais de uma criança com menos de 6 anos em sua residência, também pode entrar no cálculo.
Como ele ajuda bastante a custear os gastos com educação, vale a pena fazer a solicitação o quanto antes. É um processo fácil e você apenas precisa saber se a empresa consegue oferecer com base no número de funcionários que ela possui.
Se ela está dentro das regras para receber o recurso, basta acionar. Lembrando que ela é obrigada por lei a oferecer o auxílio para você, sobretudo se for uma mãe trabalhadora.
Qual o valor do Auxílio Creche?
Já quanto ao valor, ele tende a ser diferente de acordo com a política de benefícios da empresa.
Sendo assim, ela possui mais liberdade com relação ao pagamento, geralmente representando uma quantia específica do salário bruto daquele colaborador.
Em várias empresas a quantia praticada é de 20%, mas há constantes variações, pois os valores não são fixos.
No geral, esse é um fator que vai depender bastante da realidade da empresa, possuindo mais liberdade para pagar o valor desejado.
O importante para você é saber que elas precisam realizar esse pagamento para estar de acordo com a lei. Também é considerado o número de crianças da família, então sempre há uma tendência a ser maior.
Claro, geralmente são aquelas empresas grandes que acabam oferecendo uma maior quantidade de benefícios.
Mesmo assim, em algumas que são menores os recursos que possui são claramente muito eficientes e podem ajudar bastante no momento de realizar uma alteração como essa.
Passo a passo de como solicitar o Auxílio de Creche
Para solicitar é necessário conhecer um pouco mais das políticas de benefícios da empresa em que trabalha.
No entanto, saiba que o Auxílio Creche é oferecido de forma bem mais simples do que a maioria das pessoas imaginam, sendo necessário apenas apresentar alguns documentos.
Veja a seguir os documentos mais importantes que você deve ter na hora da sua solicitação:
- Apresentar a certidão de nascimento do seu filho;
- O comprovante de matrícula em alguma creche também será necessário;
- Há necessidade de enviar também alguns documentos pessoais seus;
- Outras documentações que podem estar de acordo com a regra da empresa.
Vale destacar também que o processo todo pode variar de acordo com as regras pré-estabelecidas pela marca.
Por isso, é necessário se informar melhor na empresa em que trabalha antes de solicitar qualquer recurso.
Naturalmente, como tudo pode ser alterado rapidamente, vale a pena ficar atento às novas regras que surgem.
Antes de solicitar, tanto o colaborador como a marca precisam estar dentro de uma série de normas, caso contrário acabará tendo problemas no futuro. Esteja atento a isso para realizar todo o processo com o máximo de agilidade possível!