Carregando

0%

Entre os dias 26 e 29 de novembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em conjunto com a Divisão de Repreensão ao Contrabando e Descaminho (DIREP) da Receita Federal do Brasil (RFB), realizou a operação Black Friday, resultando na apreensão de cerca de 22 mil dispositivos não homologados em cinco armazéns da Amazon e do Mercado Livre, localizados em Betim (MG) e Cajamar (SP).

Para realizar o monitoramento, a Anatel criou o Regulatron, uma ferramenta de Inteligência Artificial projetada para automatizar diversas etapas, como a coleta de dados (webscraping), o processamento, a visualização e a análise detalhada, tanto quantitativa quanto qualitativa, de anúncios publicados.

Essa tecnologia foi essencial para identificar se os produtos oferecidos em marketplaces estavam sendo vendidos de forma legal.

De acordo com o conselheiro diretor da Anatel, Alexandre Freire, os produtos confiscados são avaliados em cerca de R$ 3 milhões e incluem celulares, carregadores, drones, fones de ouvido, microfones, baterias, notebooks e smartwatches.

Segundo o conselheiro Vicente Aquino, do total, 12 mil dispositivos foram apreendidos nos armazéns da Amazon, totalizando um valor de R$ 1,6 milhão.

A homologação é obrigatória para dispositivos de telecomunicação comercializados no Brasil, especialmente aqueles que emitem radiofrequência, assegurando padrões de qualidade e segurança.

Produtos não homologados e/ou rejeitados podem causar risco de choque ou incêndios, interferências, ou até ser utilizado para coletar dados ilegalmente.

“A Anatel tem o papel de velar pela defesa dos consumidores em relação ao acesso a esses produtos que são submetidos aos mercados de comercialização digital sem a devida certificação. Esse é um papel fundamental para proteger os consumidores do acesso a produtos que não atendem a padrões de segurança e qualidade, além de assegurar a integridade das redes de telecomunicações”, disse Freire.

Para verificar se um produto é homologado, basta procurar o selo de homologação, que pode estar no próprio aparelho, no manual ou na embalagem.

Esse selo, além de garantir a conformidade com os padrões exigidos, assegura assistência técnica em caso de defeitos. O consumidor também pode consultar o número de homologação no site da Anatel para confirmar a regularidade do equipamento.

Item Mais Buscado Por Brasileiros na Black Friday

De acordo com um levantamento do Google, os celulares foram os produtos mais buscados durante a Black Friday, reforçando o interesse do consumidor por dispositivos tecnológicos.

Os termos que mais foram procurados no Google Shopping, durante esse período, incluem diversos modelos de iPhone, Galaxy e Redmi, consoles, e notebooks.

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS