Carregando
0%O 13° salário é aguardado por muitos trabalhadores, principalmente porque dá aquele “gás” no final do ano. Entretanto, o benefício não é pago apenas para quem está trabalhando, tendo em vista que aposentados e pensionistas também têm direito ao 13° salário do INSS.
Nos últimos anos esse recurso tem sido adiantado para as pessoas. Dessa maneira fica mais fácil ter um alívio financeiro no momento em que as pessoas mais precisam. Então, como será que vai funcionar o 13° salário do INSS em 2024? É exatamente isso que vamos responder para você!
Quando vai ser pago o 13° salário do INSS?
O governo liberou esse ano a antecipação dos valores para aposentados e pensionistas. Ele aconteceu durante os meses de abril e maio de 2024, garantindo que muitas pessoas tivessem acesso a o recurso para cuidar de sua vida financeira.
Entretanto, aquelas pessoas que não receberam podem ficar tranquilas porque a data real está chegando! Ela acontece no final do ano, durante os meses de novembro e dezembro, assim como ocorre para os outros trabalhadores.
Apesar da antecipação ser uma prática comum, o que acontece de fato é que muitas pessoas não têm acesso a ela. Isso porque muitos começaram a receber o benefício da aposentadoria ou pensão depois do mês de maio, ou seja, não havia como solicitar.
Cronograma de pagamento do 13° salário para INSS
Para quem recebe até um salário mínimo
- Benefício final 1: 25 de novembro
- Benefício final 2: 26 de novembro
- Benefício final 3: 27 de novembro
- Benefício final 4: 28 de novembro
- Benefício final 5: 39 de novembro
- Benefício final 6: 01 de dezembro
- Benefício final 7: 02 de dezembro
- Benefício final 8: 03 de dezembro
- Benefício final 9: 04 de dezembro
- Benefício final 0: 05 de dezembro
Para quem recebe mais de um salário mínimo
- Benefício final 1 e 6: 01 de dezembro
- Benefício final 2 e 7: 03 de dezembro
- Benefício final 3 e 8: 06 de dezembro
- Benefício final 4 e 9: 07 de dezembro
- Benefício final 5 e 0: 08 de dezembro
Quem tem direito ao décimo terceiro do INSS?
Bem, todo mundo sabe que diversos trabalhadores têm acesso ao 13° salário. Entretanto, quando se trata do benefício oferecido diretamente pelo INSS o assunto é outro e há necessidade de ser mais específico. A lista é pequena, então veja se está dentro dos critérios para receber o valor:
- Ser aposentado pelo INSS;
- Ser pensionista pelo INSS;
- Estar segurado pelo Auxílio-doença;
- Estar segurado pelo Auxílio-acidente;
- Estar segurado pelo Auxílio-reclusão.
Estando dentro de um desses critérios a sua solicitação é facilitada demais. Afinal de contas, o próprio INSS já possui uma base de dados sobre você e sua situação, facilitando para receber o recurso e até mesmo antecipar.
Ah, vale mencionar que a antecipação precisa ser solicitada, ok? Muitas pessoas preferem receber tudo no final do ano, então se deseja ter o dinheiro em conta antes, entre em contato com o INSS para saber mais!
O BPC dá direito ao 13º salário?
Não! Caso você receba o benefício do BPC não poderá receber um 13° salário e a explicação para isso é bem simples: esse é um benefício assistencial e não previdenciário, ou seja, não funciona de forma parecida com uma aposentadoria.
Como dito no tópico acima, é necessário ter uma das ligações que mencionamos. No momento também não há nenhuma notícia sobre uma mudança na regulamentação relacionada a isso. Os beneficiários da assistência social ficam fora dessa, mas podem pesquisar um pouco mais sobre algumas regras e vantagens do BPC. Isso garante maior qualidade para você!
Como funciona a antecipação do 13° salário?
É bem simples! Em primeiro lugar, deve entender ela como uma prática opcional, o que significa também que ela precisa ser solicitada. E há algumas regras que podem fazer ela não valer a pena.
A primeira delas é que o solicitante deve pagar algumas taxas, pois a solicitação funciona como um empréstimo.
Alguns bancos conseguem oferecer essa oportunidade para pensionistas do INSS e descontar diretamente na folha de pagamento.
Cada banco, entretanto, define suas próprias taxas e isso é um perigo para quem tem pouca informação.
Como esse é um crédito com total segurança para o banco, visto que há uma garantia, o recomendado é que as taxas de juros sejam as menores possíveis, mantenha atenção nisso!
O que fazer se eu não recebi o 13º salário do INSS?
Isso pode realmente acontecer, mas não é nada para que entre em pânico. Você pode resolver até de forma tranquila, entrando em contato com o INSS e relatando o problema com o 13° salário do INSS. No próprio sistema do site há essa opção.
Então basta que entre no site oficial do INSS, utilizando o login e senha Gov.br e logo em seguida selecionar a opção: “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”. Insira todos os dados solicitados e siga os passos que foram mencionados no sistema que terá uma resposta. Se for um problema no sistema, logo estará com dinheiro em mãos!